header top bar

section content

Com nove lotes parados, um deles na região de Cajazeiras, Ministério garante que transposição será concluída

O relatório do Ministério da Integração Nacional garante que a transposição será concluída dentro do prazo estabelecido que é até o final de 2015.

Por

20/11/2012 às 14h43

Dos 16 lotes que integram as obras da Transposição do Rio São Francisco, nove estão parados e somente sete e andamento. Na região de Cajazeiras, na Paraíba, o lote 7, localizado em São José de Piranhas está paralisado há mais de um ano e só teve 6,70% de serviços executados.

Embora isso aconteça, o relatório do Ministério da Integração Nacional (MIN) diz que a transposição será concluída dentro do prazo estabelecido que é até o final de 2015.

O Ministério garante que os contratos dos lotes 7, em São José de Piranhas (PB); 3 em Salgueiro (PE); 4, em Verdejante (PE); 6 em Mauriti (CE) e 9 em Floresta (PE), estão finalizados e que as obras devem ser retomadas ainda este ano. Para os demais lotes, o órgão afirmou que estão sendo viabilizadas licitações para escolha de empresas que devem assumir os serviços.

De acordo com o relatório elaborado na segunda quinzena do mês passado, dos nove lotes que não estão em atividade, dois deles, o 10, que fica em Custódia (PE) e 12, em Sertania (PE) e Monteiro (PB), estão paralisados porque as empresas abandonaram o canteiro de obras, sem dar justificativas ao ministério.

Para o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de campina Grande (UFCG), José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, a transposição caminha a “passos de tartaruga” e acredita que se não tivessem ocorrido às paralisações, a água do “Velho Chico”, já poderia estar amenizando os efeitos da seca. “É uma obra irreversível e não pode mais parar. Muita coisa já foi feita e não dá mais para deixar no meio do caminho. Foi muito dinheiro investido”, disse ele.

Veja também: Vídeo: Lentidão da transposição atormenta população na região de São José de Piranhas

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Correio da Paraíba
 

Tags:
Recomendado pelo Google: