header top bar

section content

Seca: Agricultor desesperado improvisa tipóia para manter em pé a última vaca que sobrou

Esta foi a forma improvisada que o agricultor encontrou para salvar o último animal que restou, de um rebanho de 11 cabeças de gado.

Por

23/11/2012 às 08h53

Na cidade de Itaporanga foi registrado uma cena dramática, na propriedade do senhor Jorge dos Santos, de 52 anos de idade, pois sua última vaca leiteira, sem força para se sustentar em pé, é amparada por uma tipóia feita com redes velhas amarradas em quatro traves.

Esta foi a forma improvisada que o agricultor encontrou para salvar o último animal que restou, de um rebanho de 11 cabeças de gado. A maioria do rebanho morreu de fome, devido a forte estiagem que assola o Sertão nordestino.

Seu Jorge teve que se desfazer de outros animais, vendendo-os a preço abaixo do mercado local, para fugir de um prejuízo maior. A única vaca que sobrou está magra e mal consegue parar de pé, pele e osso sustentados por cordas de agave, para tomar água e comer das mãos do seu dono.

Essa é a tentativa desesperada de seu Jorge para manter vivo seu último animal.

“ Vou fazer tudo que puder para que a vaca sobreviva até fevereiro do próximo ano, quando a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê que chova na região”, afirmou o agricultor.

Mais de 40% do rebanho bovino da Paraíba já foi dizimado pela prolongada estiagem. Desesperados com a morte dos animais, pequenos produtores da zona rural improvisam de tudo reses.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Portal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: