header top bar

section content

Governador entrega obra das Várzeas de Sousa e fala sobre a seca no Sertão; Assista!

O projeto tem como objetivo a irrigação de uma área total de 4.376 ha com 178 lotes para pequenos produtores para exploração de fruticulturas.

Por

28/11/2012 às 19h58

O Governo do Estado inaugurou na tarde desta quarta-feira (28), o Centro Gerencial das Várzeas de Sousa, última obra do Perímetro de Irrigação que se estende entre os municípios de Sousa e Aparecida, no Alto Sertão do estado.

A solenidade de inauguração do centro reuniu o governador; o secretário nacional de Irrigação, Guilherme Orair; o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Marenilson Batista; o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; o deputado Lindolfo Pires e vários irrigantes das Várzeas de Sousa. Na ocasião, o governador também entregou as chaves de uma retroescavadeira, quatro veículos e seis motocicletas cross para auxiliar o trabalho dos irrigantes.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para a contratação de uma empresa de consultoria que acompanhará os irrigantes por dois anos para que seja implantada a autogestão.

O Centro Gerencial inclui o Escritório do Distrito de Irrigação, que é a associação de usuários do perímetro e será responsável pela administração da água, operação e manutenção da infraestrutura. O prédio vai abrigar ainda uma oficina para pequenas manutenções de equipamentos do sistema de irrigação.

As obras do canal tiveram início no ano de 1998. De acordo com o secretário dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins, apenas entre 2011 e 2012 o governo investiu R$ 14.670.000,00 para a conclusão da parte de drenagem, da rede de distribuição de água e o implantação do Centro de Gerenciamento do Projeto. “Definitivamente, enquanto a Secretaria de Recursos Hídricos, estamos saindo de dentro das obras das Várzeas de Sousa. Concluímos a nossa etapa”, declarou o secretário.

/

Oásis no Sertão
O projeto tem como objetivo a irrigação de uma área total de 4.376 ha com 178 lotes para pequenos produtores para exploração de fruticulturas (banana, goiaba, maga) e 19 lotes empresariais. As áreas deverão ser destinadas à produção de culturas de alto valor comercial, com elevado nível tecnológico, proporcionando a produção de alimentos e matérias primas com geração de riqueza e emprego para desenvolvimento da região e do Estado.

/
                           Ricardo Coutinho provou das frutas que foram colhidas nas Várzeas de Sousa (Foto: Diário do Sertão)

O secretário nacional de Irrigação, Guilherme Orair, em sua primeira visita às Várzeas de Sousa, ressaltou que o projeto é uma prova de que, mesmo num período de seca, com o uso racional da água, é possível se ter desenvolvimento local e geração de renda. “Se por um lado temos uma situação tão delicada de seca e acesso à água, vemos que, por outro lado, podemos crescer tanto aqui quanto no perímetro de São Gonçalo que foi incluído no programa Mais Irrigação”, comentou.

src=/userfiles/DSC_2379.JPG

Orair avaliou que o contrato de gestão irá dar um salto de qualidade com critérios melhores de organização, capacitação, acesso ao mercado e ocupação de toda área irrigável do projeto. “O ponto forte disso é a sustentabilidade do projeto para que, após o contrato, seja gerenciado de forma profissionalizada pelos irrigantes”, observou.

A infraestrutura de irrigação é composta por um canal condutor – o Canal da Redenção, com 37 km de extensão, e várias obras ao longo deste canal, tais como: túneis, sifões e galerias; reservatório de compensação; estação de bombeamento; subestação elétrica; adutoras de recalque e distribuição; reservatório de distribuição; rede de distribuição de água para irrigação (adutoras); rede de drenagem, rede viária, cercas do perímetro e reserva legal, centro gerencial, material de irrigação parcelar. O Canal da Redenção tem início na Tomada d´água da Barragem Coremas Mãe d`água no Município de Coremas e desemboca na Barragem de Compensação.

A estimativa é de que a obra beneficie diretamente mais de 400 famílias da região e gere cerca de 5 mil novos empregos diretos.

/

Inaugurações
Durante entrevista à imprensa, o Governador não garantiu novas inaugurações em Sousa para este ano, mas afirmou que todas as obras estão no ritmo normal. Os recursos do Vale dos Dinossauros, Rodovia da Produção, entrega das casas, asfaltamento, estão todos garantidos. disse Ricardo Coutinho.

Assista a reportagem completa abaixo

Combate a estiagem
Irei à Brasília, em busca de reunião com o Ministério da Integração, para dialogar sobre isso. A seca não é um problema apenas de um Estado, a seca é um problema Nacional. A estiagem atualmente abrange 90% do nordeste. É preciso que haja uma Política Nacionalizada e que haja também a diminuição das burocracias, porque se não as pessoas vão sofrer cada vez mais. Finalizou o Governador.

Veja mais fotos na galeria. Clique e aumente o tamanho.

Charley Garrido do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa

Tags:
Recomendado pelo Google: