header top bar

section content

Senador coopera com juristas na atualização da Lei de Execução Penal em 60 dias

Vital do Rêgo inclui Paraíba em agenda de visitas da Comissão que analisa reforma de Código Penal.

Por

05/04/2013 às 10h44

Membro titular da Comissão Especial Interna do Senado Federal destinada a examinar o projeto de lei PLS 236/2012, que trata da Reforma do Código Penal Brasileiro, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), participou ontem (04) da reunião de instalação da Comissão de Juristas com a proposta de atualização da Lei de Execuções Penais.

Segundo Vital, a comissão terá o objetivo de aprimorar a Lei de Execução Penal e ajudar a desafogar o sistema prisional brasileiro, atualizando a Lei 7.210/1984, que trata do cumprimento da sentença e dos meios para a reintegração à sociedade. O colegiado terá 60 dias para apresentar um anteprojeto de lei.

Presidida pelo ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a comissão é integrada também pelos juristas Carlos Pessoa de Aquino, Denis de Oliveira Praça, Edemundo Dias de Oliveira Filho, Gamil Foppel, Maria Tereza Uille Gomes e Marcellus Ugiette.

Segundo Beneti, a comissão especial poderá receber sugestões dos cidadãos em geral e também realizar audiências públicas com especialistas no assunto e interessados da sociedade.

O senador Vital do Rêgo, já incluiu na agenda da Comissão Especial que trata do tema, uma visita especial à Paraíba. A Comissão estará na Paraíba para a realização de uma audiência pública, no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa. A data ainda não foi definida.

A vinda dos parlamentares para a Paraíba foi tratada pelo senador Vital do Rêgo, em encontro recente com procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. No encontro, realizado no gabinete do senador em Brasília, Oswaldo pediu aa Vital do Rêgo para incluir a Paraíba no roteiro das audiências públicas. A Comissão fará somente seis audiências públicas externas.  O senador Vital também se comprometeu em contribuir para a reforma do Código Penal da Paraíba. "Hoje também recebi em meu gabinete, a visita do Procurador Oswaldo Trigueiro", postou o senador.

Na ocasião, Oswaldo Trigueiro recebeu todas as cópias das emendas apresentadas até agora ao projeto de Reforma do Código Penal e os vídeos das audiências realizadas no âmbito da Comissão, com a participação de personalidades como Miguel Reale Júnior e

outras autoridades do mundo jurídico. “Esse material vai servir de subsídio para que os membros do MPPB possam debater a reforma com os senadores”, explicou Trigueiro. A audiência a ser realizada no MPPB será aberta a toda comunidade jurídica e à sociedade em geral.

Segundo informou Vital com base em informações do relator da Comissão Especial, senador Pedro Taques (PDT-MT), mais de 500 emendas e mais de cinco mil cidadãos contribuíram para o debate sobre o projeto, por meio do 'Alô Senado'. O Código Penal Brasileiro foi escrito em 1940. Particularmente, Vital defende mudanças profundas no Código com forma de dá celeridade a Justiça.

Na condição de presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Vital se comprometeu em colocar a reforma do Código entre as prioridades da CCJ. “Nosso Código Penal é de 1940. Muitos dispositivos já perderam eficácia, gerando impunidade”, observou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: