header top bar

section content

Senador Vital do Rêgo alerta para aumento de casos de dengue no país

O senador alertou para o risco de se repetir este ano a grande epidemia da doença ocorrida em 2010.

Por

16/04/2013 às 15h21

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) manifestou sua preocupação, em discurso nesta segunda-feira (15), com o aumento nos casos de dengue no país. O senador alertou para o risco de se repetir este ano a grande epidemia da doença ocorrida em 2010.

Vital do Rêgo citou dados do Ministério da Saúde segundo os quais a doença vinha sob controle em 2011 e 2012, mas, neste momento, 714 mil casos estão em investigação sendo que 200 mil já foram confirmados. Onze estados brasileiros estão em estado de alerta por concentram mais de 74% dos casos suspeitos.

Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás apresentam incidência de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, considerada alta pelo Ministério da Saúde. São Paulo, Bahia e o Distrito Federal estão na faixa média, de 101 a 300 casos por 100 mil habitantes, e o restante do país está na faixa considerada baixa, com até 100 casos por 100 mil habitantes.

O senador explicou que vários fatores colaboram para esse aumento dos casos da doença. Na epidemia de 2010, por exemplo, o Tribunal de Contas da União apontou falhas na aplicação dos recursos disponíveis para o controle e combate ao mosquito por parte dos estados e municípios. Outro fator é a ocorrência de novos tipos de vírus, como o tipo 4, recém-chegado ao país.

O maior problema em sua avaliação, no entanto, é que as pessoas se sentem mais seguras em relação à doença e nem sempre procuram um médico para se tratar. As pessoas não levam em consideração, salientou, que existe a forma hemorrágica da doença, que pode matar. Além disso, sem registro da ocorrência do vírus, as autoridades de saúde não conseguem mapear corretamente a incidência dos vários tipos de vírus (1, 2, 3 e 4), o que só é possível após o diagnóstico laboratorial.

A situação só não está pior porque houve uma discreta redução dos casos mais graves da doença na comparação deste primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado. É necessário e é urgente que as autoridades sanitárias atuem de forma acelerada para evitar nova epidemia – afirmou, lembrando que a situação deve piorar com a volta das chuvas no Nordeste.

Aviação Civil; Vital do Rêgo registrou também a aprovação do Relatório Final da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil (Cistac), entregue, na última terça-feira (9) ao ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

A Cistac havia sido criada no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal em 2012, para realizar, no prazo de 12 meses, ciclo de debates sobre a situação de todos os segmentos da aviação nacional. O senador relatou que foram realizadas 19 audiências públicas, sendo ouvidas mais de 50 autoridades no assunto. O documento final traz o diagnóstico e as recomendações para a aviação civil.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: