header top bar

section content

Agrônomo explica últimas chuvas na região e prevê período de estiagem com açudes secos

O engenheiro falou ainda que o Açude Grande tem potêncial para sustentar Cajazeiras, porém virou lagoa de dejetos.

Por

13/06/2013 às 16h32

O engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira falou nesta quinta-feira (13) sobre as previsões de chuva para o Alto Sertão da Paraíba. De acordo com ele, os resquícios das precipitações litorâneas conseguem chegar até a Borborema e aquelas que conseguem passar pela serra chegam até o Sertão, foi o que aconteceu na noite desta quarta-feira (12).

Segundo o engenheiro, até o dia 24 de junho este fenômeno pode continuar a acontecer, mas só melhora o clima e a forragem, não muda a realidade do Sertão. “Essas chuvas não dão para acumular água, vamos ter período critico, principalmente em agosto”, disse Adalberto.

Adalberto disse que a água dos açudes devem evaporar, cerca de dois terços das águas. Entretanto, o engenheiro tranquilizou a população de Cajazeiras dizendo que o açude de Boqueirão não vai secar, mas, não vai ter água para ceder ao Perímetro Irrigado de Sousa.

Em São João do Rio do Peixe, Adalberto disse que devem ser usadas as águas do subsolo. Já em Triunfo, o engenheiro disse que a água não vai dar para o ano, vai ter que ser levada água do açude da Capivara.

Açude Grande
O engenheiro Adalberto fez declarações com relação ao Açude Grande de Cajazeiras. Para ele, metade da água que a cidade precisava para um ano está nesse logradouro, entretanto, o açude foi transformado em uma “lagoa de dejetos”.

Veja Vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: