header top bar

section content

Iniciativa de Vital de propor audiências sobre passe livre é destaque na Rádio Senado

Para Vital do Rêgo, o passe livre estudantil foi uma das mais expressivas reivindicações da juventude brasileira nas recentes manifestações

Por

20/08/2013 às 14h58

A iniciativa do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) de iniciar imediatamente uma série de audiências públicas sobre o projeto que institui o passe livre estudantil em âmbito nacional, foi destaque na Rádio Senado na edição de ontem (19), na entrevista feita pela repórter Hérica Christian o senador é indagado sobre a importância de se ampliar a discussão sobre o passe livre nessas audiências da Comissão de Constituição antes de ir ao Plenário.

A iniciativa (PLS 248/2013), relatada por ele na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), é do presidente do Senado. Para Vital do Rêgo, o passe livre estudantil foi uma das mais expressivas reivindicações da juventude brasileira nas recentes manifestações feitas no país.

“Há a necessidade de uma resposta imediata da sociedade no que diz respeito aos transportes urbanos no país”, afirmou.

O parlamentar citou dados assustadores sobre o transporte urbano. Ele afirmou que é hora de governo e sociedade, em vez do privilégio ao automóvel, promoverem o transporte público na agenda desenvolvimentista do país.

Confira a integra a entrevista de Vital a Rádio Senado:

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DECIDE REALIZAR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ANTES DE VOTAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO.

LOC: O PROJETO DO SENADOR RENAN CALHEIROS PREVÊ A GRATUIDADE DA PASSAGEM DE ÔNIBUS PARA ESTUDANTES. A REPORTAGEM É DE Hérica Christian.

(Repórter) O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, anunciou a realização de duas audiências públicas em setembro para a votação do passe livre. O projeto de autoria do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, torna gratuita a passagem de transporte coletivo para estudantes do ensino fundamental à universidade de instituições públicas e privadas. Segundo Vital do Rêgo, serão convidados representantes do governo, do movimento do passe livre e dos empresários para debaterem a proposta. Ele explicou que os senadores querem garantir as fontes de financiamento do benefício para evitar vetos. A proposta de Renan reserva parte dos recursos dos royalties do petróleo e do gás para bancar o passe livre. Vital do Rêgo assegurou que o projeto será votado.

(Vital do Rêgo) Temos uma definição clara política de aprovarmos o projeto. Encontraremos soluções administrativas no âmbito orçamentário. Diminui a pressão para a solução que possa não trazer a fonte de financiamento. Nós da CCJ vamos fazer uma ou duas audiências públicas para efetivamente tratar da origem desses recursos e definir o grau de aplicação dessa proposta junto à sociedade.

(Repórter) Apesar de ser considerado prioritário, o projeto não será votado diretamente pelo Plenário do Senado, como inicialmente previsto. Os líderes partidários decidiram ampliar a discussão sobre o passe livre nessas audiências da Comissão de Constituição antes de ir ao Plenário.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: