header top bar

section content

Em nome da ALPB, Wilson Filho entrega documento a ministro da Educação cobrando criação do IF Sertão

“Mobilizei a Assembleia Legislativa da Paraíba no intuito de reforçar essa luta. Não iremos desistir e precisamos do apoio de toda a sociedade", disse o parlamentar

Por Diário do Sertão com Assessoria

04/12/2021 às 09h28 • atualizado em 04/12/2021 às 09h29

Wilson Filho na entrega do documento nas mãos do ministro da Educação, Milton Ribeiro. (Foto: divulgação).

O deputado estadual Wilson Filho esteve, na tarde da última quinta-feira (02), com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e entregou em mãos um documento que consta as assinaturas de deputados estaduais paraibanos que cobram o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e criação do Instituto Federal do Sertão.

Para o deputado estadual Wilson Filho, é necessário que toda a classe política paraibana esteja unida para cobrar ao Governo Federal que reveja a decisão que deixou a Paraíba de fora do plano de expansão dos Institutos Federais. “Mobilizei a Assembleia Legislativa da Paraíba no intuito de reforçar essa luta. Não iremos desistir e precisamos do apoio de toda a sociedade. A concretização desse projeto irá estimular o desenvolvimento do ensino, pesquisas, extensão e cursos voltados para as potencialidades do Sertão”, ressaltou o deputado.

VEJA TAMBÉM

Wilson Filho mobiliza ALPB e recolhe assinaturas de deputados para somar forças em prol do IF do Sertão

Em outubro deste ano, o ministro Milton Ribeiro anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes) e não mais dez, como estava previsto. Ele alegou que a Paraíba foi excluída do plano de expansão após posicionamento da reitoria do IFPB que foi contra o desmembramento. A ideia inicial do MEC era dotar os campi mais distantes das capitais de uma reitoria própria para melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa nos Institutos Federais de Educação.

Toda a bancada federal em Brasília já demonstrou apoio e também assinou uma carta que já foi entregue ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Através da ação do deputado federal Wilson Santiago, em Brasília, conseguimos o apoio de todos os deputados federais e senadores e agora ganhamos o reforço da Assembleia Legislativa que vem somar forças”, acrescentou Wilson Filho.

Trajetória

A luta pela criação do Instituto Federal do Sertão é antiga e teve seu início em 2014 com a apresentação de um Projeto de Lei de autoria do então deputado federal Wilson Filho. Posteriormente, em 2019, o deputado Wilson Santiago apresentou um novo PL.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do Instituto Federal da Paraíba que administrará 14 campi, enquanto que a nova reitoria do IFSPB administrará os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: