Há meses sem água, população da região de Cajazeiras comemora boa recarga de água no açude
Uma população estimada em mais de 18 mil habitantes, segundo o IBGE amarga sem abastecimento regular desde o mês de setembro de 2016.
O açude São José I, mais conhecido por “Açude da Cagepa”, na cidade de São José de Piranhas, saiu de totalmente zerado no ano passado para o ‘volume morto’ com as chuvas deste ano. Uma população estimada em mais de 18 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística amarga sem abastecimento regular desde o mês de setembro de 2016.
VEJA TAMBÉM
+ Chuvas não mudam os principais açudes de Cajazeiras, Sousa, Patos e Vale do Piancó
+ Barragem deságua em açude seco de São José de Piranhas
Bem perto da cidade, a barragem de Boa Vista, que conseguiu acumular muita água em 2016, mas para chegar a São José de Piranhas precisa de uma adutora de engate rápido, que foi prometida, mas ainda está em fase de licitação.
O fato é que a população já comemora a água das chuvas que está chegando ao Açude da Cagepa, que provavelmente chegará às torneiras da população bem mais cedo do que a água que deverá ser levada pela adutora.
Até essa sexta-feira (17), o açude acumulou mais de 349 mil metros cúbicos, 11,4% da sua capacidade total, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas.
De acordo com a Aesa, o açude já saiu da situação crítica para situação de observação. A capacidade total do reservatório é de mais de 3 milhões de metros cúbicos. Mesmo com o bom volume de água, a Cagepa ainda não restabeleceu o abastecimento.
DIÁRIO DO SERTÃO com vídeo de Francisco Cipriano de Oliveira
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário