VÍDEO: Com sistema inédito de gestão em paineis, HUJB se destaca e se torna finalista em concurso nacional
Projeto finalista em concurso nacional da Ebserh utiliza TVs e painéis digitais para melhorar atendimento hospitalar e reduzir cancelamentos de cirurgias
O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, no Sertão paraibano, está ganhando projeção nacional por apostar em cultura colaborativa orientada por dados para transformar a gestão da saúde.
A unidade de saúde foi finalista do I Concurso Nacional de Boas Práticas de Controle Interno da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com uma solução inovadora de gestão hospitalar em tempo real.
Painéis Kanban digitais foram instalado em mais de 20 televisores espalhados em pontos estratégicos do hospital, como ambulatórios, centro cirúrgico, laboratório e unidades de internação.
LEIA TAMBÉM:
Os painéis, integrados ao sistema AGHU (Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários), exibem dados atualizados em tempo real, permitindo que profissionais de saúde acompanhem indicadores críticos, como ocupação de leitos, status de exames, tempo de espera e andamento de cirurgias, de forma clara, visual e imediata.
“Em meio aos desafios diários da rotina de gestão hospitalar, a nossa equipe criou algo inédito na rede EBSERH, um ecossistema de paineis eletrônicos de gestão, integrado com inteligência artifical e instalado em mais de vinte TV’s por todo o hospital. Esses paineis mostram, em tempo real, informações sobre internações, gestão ambulatorial, produtividade cirúrgica, gestão de exames e também toda a gestão de internações”, ressalta David Oliveira Lopes, idealizador da prática e chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HUJB.
Um dos destaques do projeto é o uso de inteligência artificial (IA) para gerar relatórios diários automatizados com análises da produção hospitalar, distribuídos para todos os envolvidos com a gestão hospitalar. Com isso, o hospital passou a atuar com mais agilidade e precisão, especialmente em momentos críticos da assistência.

David Oliveira Lopes, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HUJB (Reprodução)
Entre os resultados práticos observados, destacam-se:
• Queda nos cancelamentos de cirurgias, após a adoção do painel no bloco cirúrgico.
• Redução significativa nos tempos de espera em especialidades como Anestesiologia e Urologia.
• Maior eficiência ambulatorial, com indicadores de uso por turno sendo monitorados e otimizados.
• Redução de internações prolongadas, graças aos alertas visuais que informam o tempo de permanência autorizado pelo SUS.
“Essa inovação tem garantido mais agilidade e decisões mais assertivas no dia a dia do hospital. Além disso, tem proporcionado também uma gestão mais transparente, colaborativa e orientada por dados, a riqueza dos tempos atuais”, complementa o idealizador.
A solução foi inteiramente desenvolvida usando BI, ferramentas de automação e mini computadores de baixo custo, demonstrando que é possível inovar na gestão pública com racionalidade e impacto real. O projeto já foi apresentado a outros hospitais da rede, tem capítulos publicados em livros sobre gestão em saúde, e pode ser replicado em diferentes contextos dentro do SUS.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário