VÍDEO: Cardiologistas comemoram instalação de hemodinâmica no Hospital Santa Terezinha, em Sousa
Os profissionais falaram que a implantação do moderno e avançado serviço será um "divisor de águas" para a região
Os cardiologistas Gustavo Ney e Benício Kerlly, da Cardiomed, do Hospital Santa Terezinha, da cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, em entrevista no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, falaram sobre a implantação do serviço de hemodinâmica na unidade de saúde.
Gustavo Ney considera que haverá um impacto positivo na região com a implantação. Ele definiu tecnicamente o que significa hemodinâmica.
“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, no Brasil e na Paraíba. Então para que se tenha um tratamento padrão ouro, um tratamento eficaz dessas doenças, a hemodinâmica é fundamental. A hemodinâmica é o famoso cateterismo cardíaco, onde se cateteriza as artérias coronarianas para estudar a anatomia, para saber se tem alguma placa, alguma obstrução para fazer um tratamento mais eficaz, mais detalhado dessas doenças”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
O Dr. Benício Kerlly disse da felicidade dos profissionais ao tomarem conhecimento da conquista e lembrou das dificuldades encontradas anteriormente, citando casos em que houve até perda de vidas em decorrência da falta da hemodinâmica mais perto do paciente.
“A gente até ficou em êxtase, porque é difícil a gente como cardiologista, como médico, muitas vezes, eu não conto quantos pacientes a gente perdeu sem ter um tratamento tão eficaz. Fazíamos a medicação que era preconizada, que através do medicamento tentava desobstruir a artéria, porém não é tão eficaz como o cateterismo”, detalhou.
O profissional conta que o paciente ficava por exemplo, mais de uma semana internado necessitando de um cateterismo, e quando conseguia uma vaga e ia para João Pessoa, “aquela artéria que fechou, aquela parede do coração, já tinha morrido”, diz o médico ao acrescentar que tal pessoa a partir de então passava a enfrentar sequelas em decorrência da demora do atendimento.
“É um divisor de aguas para a região com a implantação da hemodinâmica. Sabemos que tendo um tratamento eficaz agudo, você tem total condição de depois do ocorrido, do infarto, você ter uma vida normal”, frisou.
O Dr. Gustavo Ney relatou que os atendimentos a partir da implantação da hemodinâmica, vão desde o cateterismo eletivo, que são pacientes que têm a solicitação que não precisam do exame de forma aguda, até o extremo, a emergência cardiovascular, que são pessoas com infarto agudo do miocárdio. “Detectar obstrução e ocorrer a melhor forma de tratamento possível”.
Ele disse que a partir do momento que o paciente começa desenvolver sintomas, detectando um infarto com indicação de cateterismo, são duas horas para realizar o procedimento. “Vai ser um benefício muito grande para a região, vai ser um exame de fundamental importância, de grande relevância no tratamento das doenças cardiovasculares”, finalizou.
A Cardiomed é uma Clínica de serviços cardiológicos anexa ao Hospital Santa Terezinha, localizada na Avenida José Gadelha, SN, Sousa-PB. O telefone é o (83) 99386-8560. Para agendar consultas, basta acessar o link api.whatsapp.com/send?phone=5583993868560.
Saiba mais em: cardiomedpb.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário