header top bar

section content

VÍDEO: Grávidas podem fazer sexo? Médico ginecologista e obstetra tira dúvidas sobre tema

O profissional de saúde explica se o ato faz bem ou mal, tanto para a mãe quanto para o bebê. Ele fala com detalhes o que acontece no corpo após o ato íntimo do casal

Por Luiz Adriano

02/11/2024 às 16h57 • atualizado em 02/11/2024 às 17h05

O renomado ginecologista e obstetra Dr. Guilherme Carvalho, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também coordenador do Instituto SIM (Instituto de Saúde Integrada da Mulher), postou um vídeo em suas redes sociais tirando dúvidas de internautas a respeito se o casal pode ou não fazer sexo durante a gravidez.

Segundo o profissional, não há porque temer a referida prática mesmo a mulher estando gestante. Ele explica que é ao contrário, faz bem e não mal, e é importante tanto para mãe quanto para o bebê, valendo salientar que há restrições em casos de gravidez de risco, por exemplo.

“A relação sexual não só pode como deve. Ela é importante para você e é importante também para o bebê. Durante a relação sexual você libera uma série de hormônios e neurotransmissores que são fundamentais. Se você não tem nenhuma contraindicação como risco de parto prematuro, ameaça de abortamento, você não só pode como deve”, detalhou.

Dr. Guilherme disse também que é natural a mulher sentir tipos de contrações após a relação.

“Atenção, um dado importante: durante a relação sexual, é comum após a relação a mulher sentir a barriga mais endurecida, uma leve contração. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque o líquido seminal, o sêmen do homem, contém prostaglandinas, que promovem uma leve contração, e também durante o prazer, durante o orgasmo, a mulher libera um hormônio chamado ocitocina, que também pode causar leves contrações, mas isso é passageiro e não tem nenhuma implicação, nenhum problema”, enfatizou o médico.

Dr. Guilherme Carvalho

Dr. Guilherme Carvalho é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo IMIP, reprodução humana pelo Hospital Sírio Libanês, Nutrologia pela Aban e professor de ginecologia e obstetrícia da UFCG

Para agendar consultas, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (83) 99344-8918. No Sertão paraibano, ele atende no Hospital Santa Terezinha, na rua Vereador José Honório, sem número, Jardim Sorrilândia, Sousa-PB.

Saiba mais sobre Dr. Guilherme acessando @dr_guilhermecarvalho.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: