header top bar

section content

VÍDEO: Com recorde de inscrições, UNIFSM reúne 500 pessoas na 8ª edição da Corrida Rosa em Cajazeiras

O evento faz parte das ações desenvolvidas e realizadas pela instituição em outubro em alusão ao mês de conscientização sobre o câncer de mama

Por Priscila Tavares

24/10/2024 às 17h48

Nesta quarta-feira (23) aconteceu em Cajazeiras a 8ª edição da Corrida Rosa, evento realizado pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em apoio ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama.

A reitora Ana Goldfarb destacou a importância dessa e de outras ações desenvolvidas pela instituição no mês de outubro. Ela também agradeceu aos 500 inscritos na corrida.

“É mais uma etapa de 30 dias que Santa Maria se une ao Brasil numa campanha muito bacana, o outubro rosa. São feitas várias ações na Clínica de Prevenção de Câncer de Mama e de uma forma irrestrita. Queria aproveitar a oportunidade para agradecer a Cajazeiras, nós tivemos 500 inscritos. Eu queria agradecer, fiquei muito feliz”, disse.

“Fazer parte de algo social, de uma dimensão de câncer de mama, de uma instituição da área da saúde, que se preocupa com o social, sem muito bla ba bla e muito na prática, traz pra si a responsabilidade social que é nossa. É uma coisa muito bacana, é um diferencial nosso. Ver uma corrida dessa, com esse engajamento social de Cajazeiras chega me deixa chata”, brincou a reitora.

8ª edição da Corrida Rosa do UNIFSM (Foto: Matheus Rolim/ Diário do Sertão)

Júnior Silva, coordenado do marketing do UNIFSM deu detalhes sobre a ação, que já se tornou uma tradição no Sertão paraibano.

“Esse ano a gente tem 500 inscritos, com mais de R$ 6 mil em premiação, divido em várias categorias: comunidade interna, que são os acadêmicos UNIFSM; a comunidade externa, que são as pessoas que não fazem parte da instituição; a gente tem esse ano a inclusão das pessoas de 50 anos a mais e também os PCD’s. Um momento de falar sobre a conscientização do outubro rosa, sobre o câncer de mama e também sobre saúde e bem estar”, ressaltou o coordenador.

O evento reuniu corredores não só de Cajazeiras, mas dos estados vizinhos também. O servidor público Igor Oliveira, a pedagoga Fabíola Silvana e a professora Michelle Guimarães, são da cidade de Pau dos Ferros, fazem parte da Igreja Batista da Lagoinha e vieram pela primeira vez participar da Corrida Rosa.

“Essa causa nobre da Faculdade Santa Maria, em estar trazendo uma causa tão importante, que é o outubro rosa, e a gente está aqui participando e abraçando a causa para que cada vez mais as pessoas possam se conscientizar da importância da prevenção contra o câncer de mama”, afirmou Igor.

8ª edição da Corrida Rosa do UNIFSM (Foto: Matheus Rolim/ Diário do Sertão)

“A minha primeira vez em Cajazeiras e a primeira vez na Corrida Rosa e foi incrível, momento de superação. Estou começando a correr agora e para mim foi muito gratificante”, revelou Michelle.

Fabiola contou sobre o caso quem tem em sua família e destacou a importância do apoio para mulheres que enfrentam essa doença.

“Eu tenho um caso na minha família de uma tia minha com câncer de mama, então, em virtude desse acontecimento na minha família achei super importante apoiar, não só minha tia, mas muitas mulheres que estão passando por essa situação e precisam de força de nós mulheres”, disse Fabíola.

Karla Rejane é supervisora de RH e destacou a alegria de participar da corrida.

“É uma motivação, então, as mulheres precisam motivar outras mulheres e não há melhor momento como esse, o mês de conscientização contra o câncer de mama para motivar outras mulheres. Acreditem em vocês e vocês podem tudo que quiserem”, ressaltou.

Cícero Cleiton, 1º colocado na 8ª edição da Corrida Rosa do UNIFSM (Foto: Matheus Rolim/ Diário do Sertão)

O primeiro a cruzar a linha de chegada e grande vencedor da categoria externo masculino foi Cícero Cleiton, do Juazeiro do Norte no vizinho estado do Ceará. Cícero é repositor de loja e disse que o amor pela corrida está no início e que veio à Cajazeiras apenas para participar do evento.

“Sensação boa, vim a primeira vez nessa prova, me tornei campeão. Prova de 3km, graças a Deus estou bem treinado. Sabia que eu poderia fazer uma boa prova, fui o primeiro colocado com bom tempo, não esperava correr o tempo que almejei hoje. Hoje a corrida faz parte da minha vida, eu que trabalho em uma loja como repositor e divido a carga horária de trabalho com treinamento. Eu entrei no atletismo através do incentivo de amigos, ali foi só na brincadeira e, graças a Deus, foi dando certo, fui treinando bem, vi que dava certo e hoje estou aí fazendo grandes provas e competições”, disse o campeão.

O evento que reuniu 500 corredores de toda região, teve premiação para categorias de PCD masculino e feminino, 50 mais masculino e feminino, público externo masculino e feminino e público interno masculino e feminino

Veja registros da 8ª edição da Corrida Rosa

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: