Cursos da área de Saúde do Centro Universitário Santa Maria promovem ações sociais em Cajazeiras
Alunos de Odontologia, Medicina e Biomedicina atendem as populações de baixa renda do sertão
O Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em Cajazeiras, no sertão da Paraíba, promove ações sociais voltadas ao atendimento na área de saúde. Estima-se que centenas de pessoas estão sendo beneficiadas pelas ações realizadas com coordenadores e alunos dos cursos de Medicina, Odontologia e Biomedicina.
No curso de Medicina, há o projeto Nutriz, de assistência nutricional junto a comunidades de baixa renda da região e famílias com risco de desnutrição calórico-proteica ou de micronutrientes. O projeto capta as demais ações com coleta de alimentos no curso e faz a logística para a doação. Aulões, cursos, ações, gincanas, entre outras atividades são realizadas nas comunidades, além disso, o Nutriz trabalha com a educação em saúde para o risco nutricional, principalmente para os micro e macronutrientes.
Segundo o coordenador do curso, Caio Visalli, há incentivos para os alunos atuarem na comunidade, além do ensino de qualidade. “Penso que esse é o principal diferencial do curso: as pessoas que o compõem. Estamos realmente empenhados em ofertar, também, uma experiência positiva. Acreditamos que a medicina do século XXI será cada vez mais humanizada, personalizada e trabalharemos para formar nossos estudantes dentro dessa perspectiva”, explicou. Enfatizando que o Centro Universitário Santa Maria sempre esteve presente no dia-a-dia de Cajazeiras e região. As ações são nos hospitais, postos de saúde, escolas e outros cenários.
Já o projeto Biomédicos em Ação leva orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, triagem de análises de material biológico, glicemia capilar, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, avaliação do IMC, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos. Há ainda a realização de palestras e seminários sobre doenças mais frequentes na sociedade.
LEIA TAMBÉM:
O coordenador do curso, o professor Eduardo Alves, informou que o projeto tem a finalidade de atender a demanda da sociedade. “Geralmente, quando os alunos identificam o problema ou quando eles estudam uma determinada doença dentro de uma comunidade, há a tentativa de aplicar os conhecimentos para alertar, informar e prevenir. É um projeto amplo, que atende cerca de 100 pessoas em algumas ações”, detalhou.
As próximas ações estão sendo planejadas para serem realizadas em colégios e praças públicas, na cidade de Cajazeiras. “Haverá exames de Tipagem sanguínea, glicemia, para se trabalhar doenças metabólicas e comuns, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Os focos serão o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, lembrou.
Há ainda na UNIFSM, o projeto de Odontologia, chamado Sorriso Cidadão, que visa a educação em saúde e prevenção com a população cigana da vizinha cidade de Sousa. Os povos quilombola, as crianças, filhos de pais que trabalham com material reciclado, as detentas do Presídio Feminino de Cajazeiras e as crianças institucionalizadas também fazem parte deste projeto que é atual, criado em 2019.
O projeto atende ainda os pais do projeto “Amiguinhos do trânsito” e faz distribuição de kits de higiene bucal com pasta de dente, fio dental, escova e cartilha. De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, Clarissa Drummond, mais de 200 pessoas já foram beneficiadas com prevenção em saúde bucal em suas comunidades. “As crianças são também atendidas na Clínica Santa Maria. Neste semestre, iniciaremos com a pesquisa nos ranchos dos ciganos, além de palestras educativas sobre a higiene bucal, o câncer de boca, prevenção da cárie e doença periodontal, entre outras”, concluiu.
O Centro Universitário Santa Maria contribui com a sociedade por meio dos seus projetos de pesquisa e extensão, assumindo a sua responsabilidade social com a educação como fonte transformadora. Os alunos de todos os cursos e períodos podem participar ativamente dos projetos, possibilitando uma formação humanizada e preparada para transformarem a sociedade.
As inscrições do processo seletivo 2024,1 estão abertas e todas as informações são encontradas no site www.unifsm.edu.br.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário