VÍDEO: Médico explica por que ibuprofeno não é recomendável para tratar os sintomas do novo coronavírus
Nesse caso, ele recomenda o uso do paracetamol e da dipirona no tratamento da doença
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que não há contraindicações no uso do ibuprofeno – anti-inflamatório popularmente usado para dor, febre e inflamações – para aliviar os efeitos do novo coronavírus. Porém, profissionais da saúde no Brasil não recomendam o medicamento e advertem sobre a possibilidade de efeitos colaterais.
De acordo com o médico Emídio Antônio de Araújo Neto, “qualquer anti-inflamatório que se use em um quadro parecido com gripe, possa ser que tenha o quadro agravado”.
VEJA TAMBÉM
Pediatra tranquiliza pais e mães com relação ao Covid-19 em crianças, mas dá dicas de cuidado
No caso específico do ibuprofeno, há o risco de facilitar a entrada de vírus nos pneumócitos tipo II, que são as células que produzem a secreção que mantém abertos os alvéolos dos pulmões.
Além disso, o uso de anti-inflamatórios como o ibuprofeno pode acarretar problemas renais e linfáticos. Por isso o doutor Emídio Antônio recomenda o uso do paracetamol e da dipirona no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário