7 dúvidas comuns sobre o sarampo e a vacina, respondidas por uma médica
O surto dessa doença em 2018 levantou questões principalmente sobre seus sintomas e a vacinação. Saiba como se prevenir do sarampo adequadamente
O Brasil só esteve atrás da Venezuela em número de casos de sarampo nas Américas em 2018. E esse surto, aliado à campanha nacional de vacinação, fez muitas pessoas perguntarem sobre a doença desde 2018 – dos sintomas aos tratamentos – para seus médicos.
Coordenadora do Departamento Científico de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a médica Ana Karolina Barreto Marinho reuniu algumas dessas dúvidas e as respondeu uma por uma. SAÚDE editou esse conteúdo abaixo:
1.Quem não sabe se já tomou a vacina deve se imunizar?
Se não há comprovação de vacinação prévia, é importante tomar todas as doses recomendadas, sim. Elas estão disponíveis na rede pública – mais abaixo, você verá o protocolo adequado para cada idade.
2. Caso a pessoa tome uma dose adicional, há risco para a saúde?
Não. As reações alérgicas, raríssimas, tendem a aparecer na primeira dose.
3. A vacina do sarampo protege contra outras doenças?
Sim. A versão tríplice viral estimula a produção de anticorpos contra sarampo, rubéola e caxumba. Já a tetra viral também afasta o risco de catapora (varicela).
Fonte: Saúde Abril - https://saude.abril.com.br/medicina/7-duvidas-comuns-sobre-o-sarampo-e-a-vacina-respondidas-por-uma-medica/
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário