header top bar

section content

MITO OU VERDADE: Comer ovo diariamente faz mal à saúde? Confira na dica de saúde do dia!

O ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde

Por Tua Saúde

24/03/2019 às 11h38 • atualizado em 24/03/2019 às 11h54

O ideal é cozinhar o ovo da forma mais natural possível

Comer ovo diariamente não faz mal à saúde e pode até trazer vários benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE – Clique aqui!

O ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde, pois os alimentos processados é que desregulam o colesterol, como bacon, salsicha, presunto, linguiça, biscoitos recheados e fast food.

Assim, o ideal é cozinhar o ovo da forma mais natural possível, com água, por exemplo, evitando usar gorduras processadas como óleo ou manteiga.

QUANTOS OVOS POSSO COMER POR DIA?

Os estudos não mostram um consenso na quantidade de ovos permitida por dia, mas consumir cerca de 2 a 4 unidades por dia faz bem para a saúde. Para pessoas com diabetes, o ideal é que o consumo seja de no máximo 1 a 2 unidades por dia, juntamente com uma alimentação equilibrada para manter os níveis de colesterol e glicemia adequados.

Embora o ovo seja um alimento muito rico, também possui calorias e, por isso, quem está a fazer dietas muito restritas para perda de peso devem consumir ovo com moderação.

8 BENEFÍCIOS DO OVO PARA SAÚDE

Além de não prejudicar o coração, outros benefícios são:

Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;

Ovo geralmente só está contraindicado em casos de alergia à albumina, que é a proteína deste alimento que está presente na clara.

Embora o ovo seja um alimento muito rico, também possui calorias e, por isso, quem está a fazer dietas muito restritas para perda de peso devem consumir ovo com moderação

COMO PREPARAR OVOS DE FORMA SAUDÁVEL

Algumas formas saudáveis de preparar o ovo e retirar os benefícios deste alimento incluem:

1. Cozinhar no micro-ondas

Uma receita fácil e prática é preparar o ovo no micro-ondas, pois não leva óleo. Para isso deve-se esquentar um prato fundo no micro-ondas por 1 minuto, abrir o ovo no prato, temperar e furar a gema, para que ela não estoure. Em seguida, coloca-se tudo no micro-ondas por mais 1 minuto.

2. Fazer ovo pochê

Para fazer a versão pochê deve-se colocar uma panela de água para ferver e quando surgirem as primeiras bolhinhas, mexer a água com uma colher, rodando sempre na mesma direção. Depois, deve-se quebrar o ovo cuidadosamente para dentro da panela, deixando o ovo cozinhar assim por cerca de 7 minutos. Por fim, deve-se retirar com o auxílio de uma escumadeira, deixando a água escorrer antes de colocá-lo no prato para servir.

3. Fritar ovo com água

Para evitar o uso de óleo, deve-se colocar o ovo em uma frigideira antiaderente bem aquecida, adicionar 1 colher de sopa de água e tampar a frigideira para que o ovo cozinhe com o vapor.

4. Farofa de ovo

Para cada ovo deve-se utilizar 4 colheres de sopa de farinha de mandioca, 1 colher de sopa de cebola picada e meia colher de sopa de óleo, manteiga ou margarina. Deve-se dourar a cebola na manteiga, acrescer o ovo e quando ele estiver quase cozido, adicionar a farinha aos poucos.

5. Omelete de clara

Para quem não pode comer gemas de ovo em excesso, o ideal é fazer um omelete de claras.

Ingredientes:

3 claras
1 colher de sopa de água ou leite
1 xícara chá de legumes cozidos (tomate, cenoura, brócolis)
¼ de xícara de chá de queijo cottage ou ricota
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture as claras, o leite e os temperos. Coloque em uma frigideira pré aquecida e cozinhe por 2 minutos. Adicione o recheio de legumes e queijo, ou recheie como preferir, deixando cozinhar até o queijo derreter.
Ovo cru aumenta risco de infecção intestinal

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonela, que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

A melhor escolha é consumir o ovo cozido ou frito sem adição de óleo ou manteiga, para não aumentar a quantidade de calorias e de gordura consumida na dieta.

Uma boa forma de saber se o ovo ainda está bom para consumir é colocar o ovo ainda íntegro num copo com água.

TESTE PARA SABER SE O OVO ESTÁ BOM

Uma boa forma de saber se o ovo ainda está bom para consumir é colocar o ovo ainda íntegro num copo com água. Se ele boiar é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso está velho ou estragado e não deve ser consumido. O ideal é consumir apenas o ovo que estiver no fundo do copo ou no meio da água.

Os ovos de casca branca ou marrom trazem os mesmos benefícios à saúde, sendo importante na hora da compra observar apenas a qualidade da casca, que deve estar limpa, fosca e sem rachaduras. Já na hora do preparo, a clara deve estar espessa e viscosa e a gema firme e centralizada, sem se desfazer após a quebra da casca.

Também é importante lembrar que os ovos devem ser guardados na geladeira, de preferência na parte interna, pois a porta da geleira sofre muitas variações de temperatura, o que prejudica a conservação deste alimento.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/ovo-faz-mal-a-saude/

Recomendado pelo Google: