Saúde: inalação de sal é usada para tratar rinite, sinusite e outros problemas respiratórios
Procedimento chegou ao Brasil há sete anos. Já ouviu falar?
Se pensar em ficar inalando sal por um tempo te dá aflição, pode mudar os seus conceitos. Há um tratamento milenar que promete diversas melhorias em problemas respiratórios e de pele através do procedimento! Estamos falando da Haloterapia, que surgiu no século XlX, está no Brasil há sete anos e propõe sessões de muito sal no ar e relaxamento.
Tudo começou quando, mais de 2000 anos atrás, o médico Feliks Boczkowski percebeu que operários das minas de sal da Polônia tinham uma saúde respiratória muito melhor do que a da maioria da população. Então, começaram a estudar as propriedades medicinais da substância e criaram um tratamento com inalação de sal. Assim nasceu a Haloterapia, que hoje já é difundida no mundo todo.
Mas como exatamente isso funciona? Bom, há salas especiais com microclima salino — criado por um aparelho que solta no ar partículas de sal abaixo de 5 mícrons (bem finas). Lá, o paciente passa 45 minutos inalando o sal. São recomendadas sessões em dias seguidos ou no máximo alternando um sim e um não. Os locais que oferecem o tratamento recomendam pacotes de cinco ou 10 encontros.
“Existem alguns princípios terapêuticos na Haloterapia: a higienização do sistema repiratório através das biocidas, capacidade anti-inflamatória, melhoria do conforto respiratório e diminuição de problemas de pele como dermatite e psidoríase”, conta José Ervolino Neto, presidente da Associação Brasileira de Haloterapia – Terapias Integrativas e Complementares e responsável por trazer o método para o País. “Isso tudo acontece graças à capacidade do sal de matar fungos e bactérias e diminuir o edema e o inchaço das mucosas nasais. Também temos a liberação de íons negativos, que causam relaxamento.”
Hoje com nove salas no Brasil, a Haloterapia promete ser uma alternativa natural no tratamento da sinusite, rinite alérgica, gripe, bronquite, asma e tosse. Dermatites e outras inflamações na cútis também são beneficiadas pelo procedimento. Porém, quem está passando por fases agudas de doenças (febre, conjuntivitive e mesmo asma e gripe), está com o sistema imunológico debilitado por quimioterapia e indivíduos com hipertensão não devem lançar mão da técnica.
Fonte: Glamour - http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Saude/noticia/2018/02/haloterapia-tecnica-trata-problemas-respiratorios-com-inalacao-de-sal.html
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário