VÍDEO: Devotos de São Sebastião comemoram seu dia e sobem escada com mais de 200 degraus, no Ceará
A TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão, fez a cobertura da festa do co-padroeiro da cidade e conversou com pároco, padre Benedito Evaldo
A TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão, fez a cobertura da festa religiosa do co-padroeiro da cidade de Ipaumirim, no Centro-Sul cearense. Esta quinta-feira, dia 20 de janeiro, é o dia em que se comemora o santo católico e diversos fiéis tanto do município quanto de regiões vizinhas, participam da festividade.
A estátua de São Sebastião fica em cima de uma pedra e os devotos sobem mais de 200 degraus até chegar ao lugar da imagem, onde muitos deles dizem receber os milagres e chegam para pagar as promessas. O local é conhecido como ‘A Pedra de São Sebastião’.
VEJA TAMBÉM
Na igreja matriz na zona urbana de Ipaumirim, quatro missas foram realizadas durante o dia. O repórter Abelardo Jorge da TV Sul Cariri, conversou com o padre Benedito Evaldo, pároco da cidade de Ipaumirim. O sacerdote falou que por a festa ter sido realizadas de forma híbrida, ele sentiu muito por não poder acolher a quantidade de fiéis que desejaram participar da festa.
“As nossas portas estão abertas para acolher os fiéis que vem até a nossa igreja matriz… estamos com o coração dividido por assim dizer, em não poder acolher os nossos queridos romeiros”, disse o religioso.
Origem
Os festejos em louvor à São Sebastião, em Ipaumirim, começaram por volta de 1919. A tradição oral reza que a moradora do Sítio Serrote, Maria Lúcia, devota do Santo, fazia caminhada diária para a pedra e, como resultado de uma graça alcançada, colocou uma imagem do Santo no morro. Caçadores encontraram a imagem e levaram-na para a capela na antiga Vila Lagoinha, que mais tarde passaria a ser Ipaumirim.
Sem que ninguém soubesse, Maria José reconduziu novamente a imagem para o morro. Isso repetiu-se várias vezes. Alguns acharam que era milagre o reaparecimento da imagem. Em 1920, o coronel João Augusto Lima instalou uma cruz de madeira no alto da pedra. A partir daí foram abertas trilhas e começou a romaria para o local.
Em 1957, foi inaugurada a Capela de São Sebastião, em cima da pedra. Em 2000, o município fez uma ampla reforma na área e instalou uma escadaria com corrimão e degraus em alvenaria. Os fiéis sobem e descem descalços os 204 degraus para pagar promessa. Outros fazem o percurso de joelhos.
Perseguição
Sebastião era um militar que prestava serviço em Milão quando começou a perseguição do Imperador Diocleciano, no Império Romano, aos cristãos.
Ao ser identificado como cristão, foi detido e forçado a negar sua fé. Ele recusou. Condenado à morte, teve seu corpo crivado de flechas, mas não morreu.
Foi condenado à morte uma segunda vez e veio a falecer somente no ano de 303.
Veja mais fotos:
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário