header top bar

section content

VÍDEO: Padre diz que Frei Damião e Padre Cícero são grandes exemplos para a Igreja Católica

O sacerdote católico enfatizou que ambos foram grandes missionários e que são modelos a serem seguidos

Por Luiz Adriano

03/12/2020 às 15h43 • atualizado em 03/12/2020 às 16h21

O padre Joanees Oliveira, natural de Cajazeiras, na entrevista que concedeu ao Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão na edição da última terça-feira (01), disse que Frei Damião e Padre Cícero são exemplos para a Igreja Católica. O religioso que hoje exerce o sacerdócio em Portugal, iniciou sua caminhada vocacional na Diocese de Cajazeiras, porém decidiu ingressar no Instituto Missio Christi, a qual designa os padres para onde houver necessidade.

Atualmente, com mais de 10 anos de padre, ele reside no Seminário São José, por sua opção, local em que tem mais tempo para dedicar-se aos estudos e conviver com padres idosos que estão aposentados e residem no seminário.

O sertanejo ressaltou os testemunhos de Padre Cícero e Frei Damião no Nordeste brasileiro. Frei Damião, nasceu na Itália mas optou por servir a missão no nordeste do Brasil desde a década de 30 até seus últimos dias de vida. Joanees fez o caminho inverso de Frei Damião, nasceu no nordeste e foi servir na Europa. Ele disse que chegou a participar da última missão que o frade capuchinho realizou em Cajazeiras, mas disse que se espelha nele para exercer o seu sacerdócio. “Esta coragem que Frei Damião teve e outros tiveram de se lançar nas missões, é de fato algo que serve de modelo. Frei Damião é uma referência que vencendo a distância, que vencendo a limitação da língua, mas conseguiu primeiro captar a alma do povo nordestino, a alma do sertanejo, e falava uma linguagem que tocava o coração do povo” disse o padre cajazeirense.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Escritora paraibana detalha relação entre Lampião e Padre Cícero durante governo de Prestes

O sacerdote católico também enfatizou o Padre Cícero do Juazeiro. Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato, no Cariri cearense, em 24 de março de 1844, mas ficou conhecido pelo seu sacerdócio em Juazeiro do Norte, cida a qual veio falecer em 20 de julho de 1934. “A figura de Padre Cícero que fez agora 150 anos de sua ordenação, também é um grande missionário e para mim é uma grande exemplo”, conluiu Padre Joanees.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: