header top bar

section content

Arcebispo da Paraíba assina decreto que proíbe padres de estarem sozinhos com menores de idade

Decreto foi assinado duas semanas depois de condenação da Igreja Católica pela Justiça do Trabalho ter sido divulgada.

Por Portal Diário com G1PB

08/02/2019 às 09h50

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)

Um decreto assinado pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson proíbe que os padres estejam na companhia de menores e de adultos vulneráveis desacompanhados dos pais ou responsáveis, na casa paroquial, no carro paroquial ou em outros ambientes reservados. O decreto foi assinado na quarta-feira (6).

O decreto foi assinado duas semanas depois do Fantástico veicular uma reportagem sobre a condenação da Igreja Católica pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de R$ 12 milhões por exploração sexual de menores de idade.

O documento também esclarece que durante as atividades organizadas pelas paróquias, não é permitido oferecer alojamento a menores e a adultos vulneráveis desacompanhados dos pais ou responsáveis.

Além disso, o atendimento espiritual a menores e adultos vulneráveis, principalmente durante a confissão, é preciso ser feito nos confessionários ou em locais adequados na igreja que garantam segurança e visibilidade.

O documento assinado por Dom Delson também declara que qualquer padre que tiver acusação contra si sobre exploração ou abuso sexual a menores de idade, deve informar imediatamente ao arcebispo.

Conforme o arcebispo, o objetivo é assegurar às crianças, adolescentes e adultos vulneráveis um ambiente eclesial seguro. Dom Delson alertou que, em casos de condutas suspeitas de abuso sexual por parte dos sacerdotes, ele pode limitar ou até mesmo o exercício da atividade pastoral dos religiosos até que as acusações sejam esclarecidas.

Fonte: Portal Diário com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/02/08/arcebispo-da-pb-assina-decreto-que-proibe-padres-de-estarem-sozinhos-com-menores-de-idade.ghtml

Recomendado pelo Google: