header top bar

section content

Famílias influenciam no Sertão

Nomes como Gadelha, Lacerda, Pereira e Braga são destaques

Por

11/04/2010 às 23h50

Pelo menos oito tradicionais famílias ainda domimam a política no Sertão da Paraíba, embora passem a dividir espaços com lideranças individuais e sem tradição em várias regiões do Estado.

Em alguns casos, as novas lideranças ameaçam o domínio das famílias tradicionais, ao se firmarem no cenário político com perspectivas de domínio pelos próximos 30 anos, a exemplo de Rômulo Gouveia, Ricardo Coutinho, Ruy Carneiro, Manoel Júnior, Wilson Santiago, Wellington Roberto, Rodrigo Soares, Leo Abreu, João Gonçalves, Jeová Vieira, entre outros.

Dentre as famílias tradicionais que ainda mandam na política, estão sobrenomes famosos que atuam no Sertão, como Gadelha (Sousa), Motta (Patos), Wanderley (Patos), Diniz (Princesa Isabel), Pereira (Princesa Isabel), Lacerda (São José de Piranhas), Braga (Conceição) e Maia (Catolé do Rocha).

Sousa e Patos
Em Sousa, as maiores lideranças políticas ainda estão na família Gadelha: Marcondes Gadelha, Salomão Gadelha, Leonardo Gadelha e André Gadelha. Marcondes foi senador e é depautado federal. Foi candidato a governador em 1986 e perdeu. Salomão foi prefeito de Sousa. Leonardo é deputado estadual e candidato a federal. André foi vice-prefeito de Sousa e está disputando uma vaga na Assembleia.

Em Patos, a maior liderança é a deputada Francisca Motta, viúva do ex-deputado federal Edvaldo Motta e avó de Hugo Motta, jovem que está na disputa por uma vaga na Câmara Federal. A família Motta tem ligações, em parte, com a família Wanderley, dividida em dois ramos liderados pelo prefeito Nabor Wanderley (pai de Hugo Motta) e Dinaldo Wanderley, seu primo rompido, que é deputado estadual e foi prefeito da cidade por duas vezes. Nos últimos 13 anos, o poder em Patos foi dividido entre Dinaldo e Nabor, este último com o apoio da família Motta.

Princesa Isabel
Em Princesa Isabel, a influência das famílias Pereira e Diniz vem desde 1930. Hoje, o prefeito Thiago Pereira, sobrinho do ex-deputado Aloysio Pereira e sobrinho-neto do coronel Zé Pereira, mantém a tradição da família e comanda a política local. Quando um Pereira não está no poder, com certeza está um Diniz ou alguém da confiança.

As últimas lideranças da família Diniz que se destacaram na política foram Antônio Nominando Diniz (ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa) e seu filho, Nominando Diniz Filho, que também foi deputado e presidente da Assembleia. Hoje, Nominando é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Exemplos de São José de Piranhas e Conceição
Com mais de 40 anos de vida pública, José Lacerda Neto ainda domina, em parte, a política de São José de Piranhas e estendeu seu raio de atuação pelo Estado, quando foi vice-governador da Paraíba. A família Lacerda é grande e dividida.

O atual prefeito de São José de Piranhas, Domingos Lacerda, é filho do ex-prefeito Joaquim Lacerda Neto, que é sobrinho rompido de José Lacerda. Neto Lacerda, como é conhecido o pai do atual prefeito, se manteve fiel a José Lacerda até o dia em que o tio o ignorou em nome de um acordo com os adversários da família Lucena em São José de Piranhas. Neto Lacerda enfrentou o tio e o derrotou elegendo o filho para prefeito do município.

A família Braga já esteve no auge da política paraibana e hoje ostenta fim de carreira. Seu principal reduto é o município de Conceição, hoje administrado por Vani Braga, irmã do ex-governador Wilson Braga. Mesmo em fim de carreira, Braga mantém seu reduto em Conceição nas mãos da família.

Da redação do Diário do Sertão
com Jornal Correio da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: