header top bar

section content

Na coluna faisqueira: A lei da mordaça e as pausas no HRC; greve dos professores em CZ e muito mais

A coluna do Jornal Gazeta do Alto Piranhas está imperdível. Confira e veja tudo o que aconteceu na semana em Cajazeiras e na região Sertaneja.

Por

21/02/2011 às 08h00

Lei da Mordaça
A direção do Hospital Regional de Cajazeiras, através de comunicado, “suspendeu” a entrega de boletins para a imprensa, que há mais de 40 anos era fornecido, para ser divulgado pelas emissoras de rádio da cidade. O único canal que o povo e familiares de outras regiões tinham para ser informado, sobre os acidentes ocorridos, foi bloqueado. Nem no tempo da ditadura militar ocorreram fatos desta natureza.

Lei da Mordaça
O mais grave nesta atitude é que este importante serviço de utilidade pública foi amordaçado e interrompido sem uma explicação aceitável, sem esquecermos uma das pregações durante a campanha de Ricardo Coutinho com relação à transparência, que foi, neste caso, jogada na lata do lixo.

Lei da mordaça 3
Estaria o HRC querendo “esconder” as transferências de acidentados por “incapacidade” de atendê-los? Vale lembrar que a imprensa tem contribuído de forma inequívoca na identificação de pessoas que chegam sem vida no HRC, vítimas de acidentes, além de ser o único veículo para informar aos familiares da zona rural. Infelizmente, mais uma das tradições da cidade, está sendo destruída. Alô Nonato Bandeira, por favor, acuda-nos!!

Eletivas
O governador Ricardo Coutinho tem um complicado nó para desatar, em Cajazeiras. Desde o mês de janeiro que no HRC não foi realizada mais nenhuma cirurgia eletiva. A demanda está totalmente reprimida. O pobre que precisar de uma cirurgia tá lascado. Cirurgia no HRC só se realiza quando o paciente estiver na beirinha da morte, ou quando não tiver mais nenhum osso inteiro no corpo.

Eletivas 2
Parece que as lideranças políticas da cidade estão com medo de pedir ao governador mais anestesistas para resolver este problema. Existem comentários que o bloco cirúrgico do HRC seria ampliado, mas pra que, se o atual estaria ocioso, servindo apenas para mulher parir através de cesarianas e algumas urgências? É preciso lembrar que nesta Região do Alto Piranhas, com uma população já beirando as 200 mil almas, só tem este hospital para atender os miseráveis, porque quem tem uma ruela no bolso está indo se salvar em Barbalha ou em João Pessoa. Como pobre sofre!

 É briga seu doutor!
Uma “briga” entre a área de comunicação da prefeitura Municipal de Cajazeiras e um radialista extrapolou os bastidores e além de ter ido ao ar em uma das emissoras da cidade, foi parar no interior da prefeitura, com direito a uma dúzia de palavrões impublicáveis e quase beira um round, sem direito a luvas de boxes.

Tanto faz
A notícia de que o cajazeirense Otávio Araujo, fora exonerado da função de Coordenador Geral da Defensoria Pública da Paraíba, provocou o seguinte comentário, de um popular: este cargo para Cajazeiras é igual a peito de homem, são serve para nada.

O esturro do “Leão”
O deputado estadual, por Cajazeiras, Antonio Vitorino de Abreu, deu o seu primeiro “esturro”, após ser empossado. Conhecido em toda a região como “Leão”, devido a sua coragem de falar sem papas na língua, deu uma “detonada” no governador Ricardo Coutinho. Tudo leva a crer que vai assumir de fato a postura de opositor ao governo estadual. Esta primeira fala foi sobre o geral, na segunda, bem que poderia começar a pedir por Cajazeiras, seria mais proveitoso.

Conta de mentiroso
As baterias que foram surrupiadas da empresa telefônica OI, depois de uma apreensão de mais de cem, no inicio desta semana apareceram mais sete, num terreno baldio, próximo da Escola Técnica Federal e dois dias depois um telefonema anônimo para policia dizia que tinha mais sete, próximo do Wilsão. Tem nego por aí não querendo ser pego com a mão na botija.

Prejuízo
O município de Cajazeiras teve um prejuízo razoável com a greve dos professores. Muitos alunos da rede municipal migraram para a rede estadual, em conseqüência o repasse do FUNDEB deverá diminuir. O governo do estado agradece penhoradamente aos professores municipais de Cajazeiras este reforço de caixa na conta do FUNDEB estadual. Quanta burrice, tanto dos professores, quanto do poder público municipal e bem que poderiam ter evitado esta greve.

Do Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: