header top bar

section content

Festa do Reencontro em Cajazeiras será marcada por homenagens a personalidades

Entre os homenageados estão três educadores que serão contemplados com a Comenda Padre Rolim.

Por

16/08/2013 às 16h10

A Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará (AC3), anunciou esta semana uma lista de homenageados na programação do “reencontro”, que será iniciada besta sexta-feira (16), com a “Sexta do Sete", no Cajazeiras Tênis Clube.

No sábado (17), acontecerá a grande festa do Reencontro na Terra do Padre Rolim, com o tema “Cajazeiras, 150 anos de Educação”, que será realizada no Campestre Clube com animação de Almir Bezerra (ex-Fevers) e a Orquestra Uiraunense de Frevo. A festa terá transmissão ao vivo pela TV Diário do Sertão.

Entre os homenageados estão três educadores que serão contemplados com a Comenda Padre Rolim.

São elas:
Nazareth Lopes, diplomada na década de 40 pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, foi professora do ensino primário, e muitos anos depois, com a abertura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, decidiu voltar a estudar e conseguiu a graduação no Ensino Superior. Ela conquistou ainda o título de mestrado pela Universidade Federal da Paraíba, e continuou ensinando no ensino médio e superior.

Carmelita Gonçalves iniciou os estudos preparatórios e ingressou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde concluiu o Curso Normal em 1943. A educadora abriu seu próprio estabelecimento de ensino primário sob o título de Escola Nossa Senhora do Carmo que, a partir de 1986, se transformou em Colégio, permanecendo nessa condição até os dias atuais.

Zefinha Ricarte, diplomou-se Normalista no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e decidiu seguir a carreira de professora do ensino primário, lecionando em escola pública. Pouco tempo depois, a professora fundou o Instituto Santa Terezinha, escola que alcançou notável marco no ensino de primeiro grau das famílias cajazeirenses.

Políticos
Francisco Matias Rolim, mais conhecido por “Chico Rolim”, é um cajazeirense que iniciou suas atividades empresariais no próprio município, mas transferiu-se para o estado do Maranhão em busca da exploração de novos empreendimentos. Chico Rolim, voltou para Cajazeiras passou a dedicar-se a política e se elegeu por mais de uma vez prefeito do município.

Como prefeito, o cajazeirenses conseguiu muitas conquista para o município, inclusive a aquisição do terreno para implantação Campos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), evitando, com essa decisão estratégica e histórica, que outras cidades então concorrentes pudessem preterir a escolha da terra do Padre Rolim como sede daquela instituição de ensino superior no alto sertão paraibano.

João Vicente Claudino, atualmente senador pelo estado do Piauí, é um cajazeirense filho do destacado empresário João Claudino, também cajazeirense que, na década de setenta, transferiu-se para terras piauienses e ali se radicou e expandiu seus negócios, ao mesmo tempo em que educava seus filhos e os encaminhava nas atividades empresarias e políticas.

Outras personalidades
Professor Thompson Mariz, natural de São João do Rio do Peixe, teve parte de sua formação de nível médio em Cajazeiras, onde por dois anos estudou no colégio estadual. Ele graduou-se em engenharia química na Universidade Federal da Paraíba, onde também obteve os títulos de Mestre e Doutor na mesma área de Engenharia.

Thompson foi eleito Reitor Universidade teve participação decisiva na implantação do curso de Medicina em Cajazeiras.

Veja também: Ao vivo: Festa dos 150 anos de CZ terá festa e homenagem; TV Diário do Sertão transmitirá

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: