header top bar

section content

Por água, autoridades de Cajazeiras declaram guerra a Sousa; Açude perderá seis milhões

Com 15% da capacidade, Dnocs quer liberar 6 milhões de metros cúbicos do açude de Cajazeiras para cidade de Sousa.

Por

23/08/2013 às 18h24

Cajazeiras foi surpreendida nesta sexta-feira (23), com a notícia que o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), faria a liberação de seis milhões de metros cúbicos de água do Açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), para a cidade de Sousa.

O reservatório, que abastece Cajazeiras e região conta apenas com pouco mais de 39 milhões de metros cúbicos de água, totalizando 15,5% da capacidade máxima.

De acordo com informações da imprensa, a água retirada deverá ser utilizada para o plantio de coco no Distrito de São Gonçalo, município de Sousa

Em 2010 quando o açude de Boqueirão atingiu 85% da capacidade máxima, o Dnocs mandou abrir as comportas para esvaziar a água, pois a parede do manancial apresentava problema, e depois disso nenhuma melhoria foi realizada.

Autoridades
O vereador Valderi Dias (PSD), declarou que não concorda com a liberação das águas. “Vamos está esperando o Dnocs lá na parede do açude, pois não podemos permitir isso. A água é de Cajazeiras, é nossa”

Ouça áudio da Rádio 94,5 FM

[mp3:Valderi230813.mp3]

O vereador  Alysson Lira (Neguim do Mondrian-PDT), também defendeu que as águas não podem ser liberadas para plantação enquanto a população pode sofrer um colapso no abastecimento.

O deputado Vituriano de Abreu (PSC), disse que nesse momento crítico das reservas hídricas não é conveniente liberar água de Boqueirão, pois não se sabe se o próximo ano terá inverno.

Vituriano declarou que chegou a hora de fazer “guerra” para defender a água que é de Cajazeiras. “Agora é guerra e no momento dela a gente tem que se defender”

Ouça áudio da Rádio 94,5 FM

[mp3:Vitu230813.mp3]

O também deputado cajazeirense, José Aldemir (PEN) confirmou que houve uma reunião com o Dnocs sobre a liberação das águas de Engenheiro Ávidos para Sousa.

O parlamentar discordou da medida e disparou: “Não podemos sacrificar uma região para cobrir outra. Não podemos trocar seis por meia dúzia”

Ouça áudio da Rádio Alto Piranhas!

[mp3:Aldemir230813.mp3]

Veja também: Cidade que apareceu dentro de açude em Cajazeiras é destaque na Rede Globo. Vídeo

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: