header top bar

section content

Vereadores de Cajazeiras não aceitam liberação de água para Sousa e taxam caso de loucura. Veja o vídeo!

A TVDS visitou nesse final de semana o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), para mostrar a população de Cajazeiras a real situação do manancial

Por

26/08/2013 às 17h00

A TV Diário do Sertão visitou nesse final de semana o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), para mostrar a população de Cajazeiras a real situação do manancial.

Depois da polêmica gerada em torno da autorização do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), em liberar seis milhões de metros cúbicos de água para plantação no perímetro irrigado de Sousa, as autoridades de Cajazeiras se posicionaram contra, pois o reservatório está com apenas 39 milhões de metros.

Contra
O vereador Antonio Galego (PSD) disse que agora é hora de unir força para impedir a retirada da água de Boqueirão. “Vamos protestar porque o consumo humano é o mais importante”

O agricultor Edval Batista da Silva assegurou que se o Dnocs retirar a água para Sousa, a população de Cajazeiras vai passar sede. “O açude seca. Não aceito que retire esta água porque vai faltar para beber”.

Segundo Edval, o açude vai secar até o mês de outubro. “Esse açude só vai até outubro. Vai secar, pois soltaram muita água a toa”

O vereador Alysson Lira (Neguin do Mondrian-PDT) revelou que foi surpreendido com a notícia da liberação da água em Boqueirão. “Eu sou contra a liberação dos seis milhões de metros cúbicos, pois querem liberar de uma vez só, sem pensar na população. É uma liberação irresponsável”

De acordo com o vereador, a água do manancial já não está apropriada para o consumo humano. “Falei com o pessoal do Exército e me passaram que já vão começar a abastecer os carros pipas no açude de Orós-CE porque a nossa água está sem qualidade”

Neguin criticou a postura dos políticos de Sousa e disparou: “Eles são a favor da liberação da água porque nem sequer conhecem Boqueirão. É um ato irresponsável”

O cajazeirense disse mais: “O senhor Leonardo Gadelha, Benjamin Maranhão, ao invés de estarem em Sousa defendendo acabar com o resto da água que tem em Boqueirão deveriam ir a Brasília cobrar a transposição do Rio São Francisco”

Cagepa
O gerente regional da Cagepa, Cleidismar Alexandre (Nenen da Cagepa), revelou que não foi notificado de nenhuma decisão do Dnocs, pois o órgão estadual é tratado como usuário do manancial. “Não participei da reunião, tomei conhecimento do caso através da imprensa”

Nenen disse que a decisão de liberar água de Boqueirão nessa quantidade é no mínimo “absurda”.  “A gente defende a abertura das comportas para abastecer o distrito de Gravatá e a cidade de Nazarezinho, as demais a Cagepa acha que não é correto”

Técnico
O Agronômo Adalberto Nogueira alertou que é inviável qualquer liberação das águas de Boqueirão. “O que temos ainda em Boqueirão dá para abastecer a população até o mês de março do próximo ano”

Adalberto declarou que liberar toda essa água de Boqueirão é um crime. “A solução para São João do Rio do Peixe seria a construção de uma adutora de Lagoa do Arroz. Nazarezinho seria 10 km do açude de São Gonçalo. É uma decisão de Governo”

O agrônomo taxou a assessoria do governador Ricardo Coutinho (PSB) de caótica, pois com projetos simples resolveria a problemática do colapso de água nas regiões de Sousa e Cajazeiras.

“Não sei cadê essa assessoria do governador. Sua assessoria é de um caos completo”. Criticou

Sousa
Adalberto contestou a informação do prefeito de Sousa quanto a liberação que deveria ser feita de Mãe d´água para São Gonçalo. “Mãe D´água está comprometida não vai liberar água para São Gonçalo não. A prioridade é o consumo humano, irrigação é mais fácil de resolver”

Veja mais fotos na galeria. Clique e aumente a imagem!

Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: