header top bar

section content

Vitalzinho será novo ministro da Integração Nacional e cajazeirense assumirá Senado

Os peemedebistas acreditam que a presidente Dilma Rousseff aceitará a indicação de Vitalzinho sem pestanejar.

Por

26/09/2013 às 15h33

A pedido da presidente petista, Dilma Rousseff, o PMDB se unificou e decidiu indicar o senador Vital do Rêgo Filho para o Ministério da Integração Nacional. Com o apoio das bancadas da Câmara e do Senado, o nome de Vital será levado pela cúpula peemedebista a Dilma para ocupar o lugar do atual ministro, Fernando Bezerra, que é do PSB e está de saída do governo.

O acordo entre as alas do PMDB foi fechado nessa segunda-feira (23), em jantar no Palácio do Jaburu, quando o vice-presidente Michel Temer reuniu senadores e deputados da legenda para comemorar seus 73 anos, e o nome do paraibano surgiu como o único de consenso do grupo.

Os peemedebistas acreditam que a presidente aceitará a indicação de Vitalzinho sem pestanejar. Corregedor do Senado, ele prestou serviços ao Governo quando presidiu a Comissão Mista do Orçamento e a CPI do Cachoeira. Além disso, é do Nordeste, requisito considerado fundamental para a nomeação.

No Senado
Vitalzinho assumindo o cargo de ministro, a sua vaga no Senado será ocupada pelo primeiro suplente, o cajazeirense Raimundo Lyra (PTB). O petebista é economista e empresário.

Vida 
Filho de José Augusto Lira e França Oliveira Lira iniciou seus estudos no colégio Salesiano Padre Rolim, em Cajazeiras e cursou na Escola.

Preparatória de Cadetes do Exército Brasileiro. Formou-se em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e foi presidente do CEU (Clube dos Estudantes Universitários), quando realizou uma ampla reforma na sede social do clube em Campina Grande.

Carreira política
Em 1986 lançou sua candidatura a senador pelo PMDB, sendo eleito, contra a forte candidatura de Wilson Braga ao mesmo cargo. Em 1994 candidatou-se novamente, mas não conseguiu eleger-se, ficando no cargo até 1995. Voltou a política em 2010 quando foi eleito suplente do Senador Vital do Rego Filho.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: