header top bar

section content

VÍDEO: Roberto Bayma nega racha com Denise, rebate oposição de Bom Jesus e garante que é elegível para 2028

O ex-prefeito afirmou na TV e Rede Diário que está ''preparado'' para ser candidato a prefeito nas eleições de 2028, como afirmou a prefeita Denise Bayma, recentemente, em entrevista ao programa Olho Vivo

Por José Dias Neto

10/11/2025 às 11h12 • atualizado em 10/11/2025 às 11h14

O ex-prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma (Progressistas), confirmou em entrevista à TV e Rede Diário, neste domingo (9), durante a tradicional Cavalgada ‘Tropeiros de Aroeira’, que está ”pronto e preparado” para ser candidato a prefeito nas eleições de 2028, como afirmou a prefeita Denise Bayma, recentemente em entrevista ao programa Olho Vivo.

Bayma rebateu especulações de setores da oposição e negou esteja inelegível ou impedido de disputar o pleito eleitoral. Tudo começou em outubro, quando o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) negouum recurso de revisão interposto pelo ex-prefeito de Bom Jesus, referente às contas da Prefeitura Municipal relativas ao exercício financeiro de 2018. Apesar o recurso ter sido rejeitado, cabe ao Poder Legislativo do município julgar o relatório do TCE. Somente a Câmara de Vereadores pode torná-lo inelegível. De acordo com Roberto Bayma os vereadores julgarão suas contas e reconhecerão seu trabalho.

”Pronto e preparado já faz tempo. Eu acho que Bom Jesus com a velocidade que alcançou num nível progressista não pode numa sexta marcha engatar uma ré porque vai quebrar a caixa de marcha. Vamos cada vez mais pra frente”, disse.

Bayma foi prefeito de Bom Jesus de 2012 a 2020 e conseguiu eleger sua sucessora. Ele disse na entrevista que a oposição busca criar animosidade entre o grupo governista.

Denise Bayma e Roberto Bayma. Foto: Divulgação

”A oposição não tem o que mostrar. Ela não tem o que dizer que fez. Então qual a forma da oposição aparece? É criar encrenca, criar animosidade no grupo, achando que com isso eu vou ficar com raiva de Renata, com raiva de Denise, e isso não existe. Eu estou pronto para fazer o melhor pra Bom Jesus. Eu já mostrei a lei e a inelegibilidade compete ao Legislativo do município, e a Câmara aprovou minhas contas e revogou o que o Tribunal de Contas disse, então, estou elegível, estou pronto, preparado e querendo. A oposição que faça força pra sair do buraco”, disse Bayma alfinetando os oposicionistas.

O CASO

O processo nº 06405/19 foi julgado pelo Tribunal de Contas da Paraíba. Na decisão unânime do colegiado, o recurso apresentado com fundamento no artigo 35 da Lei Complementar nº 18/93 (Lei Orgânica do TCE/PB) foi negado por ausência de novos elementos de prova e inobservância dos requisitos de admissibilidade, tendo em vista que o ex-prefeito já havia interposto um primeiro Recurso de Revisão em 2023, igualmente rejeitado.

Com o voto unânime do Pleno, o TCE-PB manteve a decisão que considerou irregulares as contas de 2018, determinando a imputação de débito no valor de R$ 328.889,85 e aplicando multa pessoal de R$ 4.000,00 ao ex-prefeito Roberto Bandeira de Melo Barbosa.

Roberto Bayma revelou ao Diário do Sertão que a Câmara de Bom Jesus rejeitou o julgamento da TCE e aprovou suas contas tornando-o elegível.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: