I Seminário sobre Sistema Municipal de Cultura discute mudanças na área cultural
O objetivo é levar as propostas para serem votadas na próxima semana, na Câmara Municipal.
A Fundação Municipal de Cultura Sandoval Silva de Assis em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais realizou nesta quarta-feira (26) às 19h no Auditório da UFCG/CCJS- Centro o I Seminário de apresentação do Sistema Municipal de Cultura de Sousa. O objetivo do evento foi apresentar a Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, Lei que reformula o Conselho Municipal, o Fundo Municipal e a Fundação Municipal de Cultura Sandoval Silva de Assis.
Estavam presentes o vereador Lafayete Gadelha, representantes do movimento cultural sousense, ativistas culturais e produtores. Foi discutido as alterações na legislação atinentes às políticas culturais, a exemplo do quadro de cargos da Fundação, do Fundo Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura. O objetivo é levar as propostas para serem votadas na próxima semana, na Câmara Municipal.
“Apresentamos a comunidade artística de Sousa e ao vereador presente, o Sistema Municipal de Cultura, esse sistema municipal deverá ser referendado pelos vereadores e tornar lei, outra coisa apresentado foi a Fundação de Cultura onde estamos propondo a reformulação da lei que cria a fundação, onde só dois cargos são remunerados o cargo de presidente e de diretor de finanças. Estamos propondo que seja remunerado o cargo de diretor de projetos, estamos criando a diretoria de livre leitura, diretoria de música, artes cênicas, audiovisual, fotografia, dança e cultura popular e criando o cargo de maestro da banda de música 13 de maio, então estamos propondo essas mudanças na lei da fundação municipal de cultura. Outra lei é que reformula o conselho municipal de cultura somente na nomenclatura de conselho municipal de cultura para conselho municipal de politica cultural para seguir a orientação do Ministério da Cultura. Além de uma breve prestação de conta sobre nossa passagem na Fundação de Cultura.
O Sistema Municipal de Cultura (SMC) integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC) é o principal articulador das políticas públicas de cultura no município, estabelecendo mecanismo de gestão compartilhada com os demais entes federados e com a sociedade civil.
Do Decom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário