header top bar

section content

VÍDEO: Regiões de Sousa e Pombal se destacam na redução da violência e atingem meta da ONU, explica delegada

“A ONU utiliza a taxa de 10 mortes por 100 mil habitantes como referência. Conseguimos entrar nessa meta, com 8,7", destacou Alba Tânia

Por Luiz Adriano

30/01/2026 às 19h29 • atualizado em 30/01/2026 às 19h32

Durante entrevista concedida à Rede Diário do Sertão, nesta sexta-feira (30), a delegada Alba Tânia Abrantes Casimiro, titular da 19ª Delegacia Seccional da Polícia Civil da Paraíba, com sede em Sousa, parabenizou os policiais que integram a referida delegacia, ressaltando o trabalho contínuo de investigação e inteligência desenvolvido na região.

De acordo com ela, os resultados alcançados demonstram que é possível combater a criminalidade de forma eficiente. “Nossos policiais têm investigado constantemente, trabalhado com inteligência e mostrado à sociedade que é possível alcançar resultados concretos e apresentar números positivos como os que temos hoje”, destacou.

Elucidação – A delegada também explicou que o aumento na elucidação de crimes, especialmente homicídios, está diretamente ligado à redução no número de mortes. Segundo ela, esclarecer os crimes combate a impunidade e interrompe ciclos de violência.

“Quando se elucida, diminuímos os índices de criminalidade e desencorajamos a repetição desses crimes. A investigação funciona como um fator de inibição do comportamento criminoso”, pontuou.

19ª Delegacia Seccional da Polícia Civil da Paraíba, em Sousa

2026 – Para este ano, a projeção, segundo a delegada, é manter e fortalecer as ações que vêm dando resultado. “Para 2026, a expectativa é continuar com essas boas práticas e ações constantes, para que possamos consolidar resultados cada vez mais reduzidos”, afirmou.

Conquista – Alba Tânia destacou ainda um dado considerado histórico em 2025: a taxa de 8,7% de CVLIs por 100 mil habitantes na área da 19ª AISP. Segundo ela, o índice é significativo inclusive em parâmetros internacionais.

“A ONU utiliza a taxa de 10 mortes por 100 mil habitantes como referência. Conseguimos entrar nessa meta, com 8,7. O ideal é que não tenhamos nenhum CVLI, mas é gratificante, como servidora pública, apresentar esse resultado à população”, ressaltou.

Força do Estado – Por fim, a delegada atribuiu a redução da violência a fatores como a investigação policial qualificada, o investimento em inteligência, as ações integradas das forças de segurança, incluindo apreensões de drogas, e os investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, no fortalecimento das forças policiais.

A Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da 19ª DSPC compreende 13 municípios, são eles: Sousa, Pombal, Aparecida, Marizópolis, Santa Cruz, São Francisco, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Lastro, Vieirópolis, São Bentinho, São Domingos e Cajazeirinhas.


ENTREVISTA COMPLETA COM A DELEGADA ALBA TÂNIA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: