VÍDEO: Coronel José Ronildo explica que primeira lista de mudanças na PM não afeta Cajazeiras e Sousa
O governador João Azevêdo sancionou 30 mudanças nos Comandos da Polícia Militar da Paraíba, em cargos de provimento em comissão
O governador João Azevêdo (PSB) sancionou diversas mudanças nos Comandos da Polícia Militar da Paraíba. As alterações foram publicadas na edição de sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado.
Ao todo, foram feitas 30 mudanças nos cargos de provimento em comissão. Entre as unidades da PM que terão novos comandantes estão a Rotam, BEPTur, Choque e o BPTran.
A medida assinada pelo governador faz parte da reestruturação da Polícia Militar aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) neste ano.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: 6º BPM de Cajazeiras celebra 34 anos de fundação em cerimônia no Teatro Íracles Pires
- VÍDEO: Coronel Ronildo estima que 2ª turma de aprovados na PM será chamada em outubro e suplentes em 2026
- VÍDEO: Reunião no 6º BPM define esquema de segurança para jogo do Atlético após clima hostil em Guarabira
De acordo com o subcomandante da PMPB, Coronel Ronildo, no Direto da Redação, do programa Olho Vivo, essa primeira lista de mudanças não afeta o 6º BPM, em Cajazeiras, e o 14º BPM, em Sousa. Ele explica que foram criados novos batalhões depois do 15º BPM.
“No Sertão, de modo geral, somente Princesa Isabel, que antes era companhia independente, passou a ser batalhão. Mas o comandante não mudou. O restante das mudanças são aqui para a Região Metropolitana de João Pessoa e nas imediações”.
Uma das determinações da reestruturação é a implantação de novos Comandos de Operações de Choque, Policiamentos Especializados e Regional IV; novos Batalhões de Policiamento de Choque e de áreas, Força Tática, Grupamento de Operações Aéreas e Companhia Independente de Policiamento com Cães; além de Diretorias de Inteligência, Contrainteligência e Tecnologia.
A atualização da estrutura da Polícia Militar da Paraíba foi aprovada em junho na Assembleia Legislativa da Paraíba, por unanimidade. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 42/2025 visa organizar, também de forma funcional, a corporação.
O projeto determina ainda a criação do Batalhão Especializado no Policiamento Rodoviário para promover a segurança da malha rodoviária estadual e a ascensão de diversas Companhias Independentes para o nível de Batalhão, reforçando o policiamento em dezenas de cidades paraibanas, atendendo, desta forma, aos anseios da população paraibana.
Naquala ocasião, o o governador João Azevêdo destacou que “a reforma da Polícia Militar promoverá melhorias para a população paraibana, por meio de serviços mais eficientes e eficazes, com tropas mais profissionais e como o maior controle e gestão”.
Para o relator da matéria, o deputado Chico Mendes (PSB), a aprovação do PLC trará benefícios históricos à corporação e é fruto de um diálogo construído pelos Poderes Legislativo e Executivo, em consonância com a PMPB.
“Após amplo debate e, de forma serena, vimos que essa matéria é importante para a Paraíba, é importante, principalmente, para a Polícia Militar e os que a representam, a exemplo do deputado Wallber Virgolino e o deputado Sargento Neto. Do governo do Estado, vimos a sensibilidade de, obviamente, apresentar uma lei que atenda aos anseios da Segurança Pública da Paraíba e à Polícia Militar especialmente”, afirmou Mendes.
O PL 4.247/2025, que altera a Lei 3.908/1977 e que dispõe sobre os critérios e as condições que asseguram aos oficiais da ativa da PMPB o acesso na hierarquia policial-militar, mediante promoção, também foi aprovado por todos os deputados que participaram da sessão.
Com o novo tempo de serviço previsto para 35 anos dos militares, o novo texto aumenta o tempo mínimo em cada posto e também prevê o estabelecimento de critérios objetivos para as promoções por merecimento, entre outras mudanças na lei de proteção social, para promover maior fluidez para os quadros.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário