header top bar

section content

VÍDEO: Claudenilo Pereira orienta a população sobre como se proteger do golpe do falso advogado

Criminosos entram em contato com os clientes, por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagem, passando-se por advogado ou advogada ou funcionário de escritório e solicitam depósitos financeiros

Por Luis Fernando Mifô

11/09/2025 às 17h44

O advogado criminalista e colunista da TV Diário do Sertão, Claudenilo Pereira, reforçou o alerta à população a respeito do golpe do falso advogado, que tem vitimado centenas de escritórios e clientes na Paraíba.

No golpe, os criminosos entram em contato com os clientes, por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagem, passando-se por advogado ou advogada ou funcionário de escritório e solicitam que se faça depósitos de valores para pagamentos de custas ou despesas processuais.

Claudenilo Pereira acredita que os golpistas conseguem obter dados de advogados e clientes invadindo o sistema de PJE (Processo Judicial Eletrônico) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O escritório dele em Cajazeiras já foi vítima duas vezes.

“Eu já tinha alertado os meus clientes dizendo que eu uso um único número de celular, um único número de WhatsApp e que não aceitem nenhuma proposta para que enviem dinheiro. Nós temos um contrato com os clientes, que são assinados no momento da assinatura da procuração, e os valores a serem cobrados são aqueles que já estão previstos no contrato. Não existe essa cobrança surpresa”, explica o advogado.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma audiência pública, na segunda-feira (8), para discutir o golpe do falso advogado. A discussão teve o objetivo de alertar a sociedade, compartilhar experiências e buscar soluções para enfrentar essa prática criminosa que já fez diversas vítimas no estado. No último mês de março, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou uma campanha para alertar a sociedade paraibana.

Claudenilo Pereira orienta as pessoas a desconfiarem de propostas financeiras atrativas demais e pedidos de pagamentos de custas processuais sem antes terem entrado em contato com seu advogado.

“Eu acho que nesse primeiro momento, o maior aliado da advocacia é a imprensa. Por isso nós fizemos esse combinado de participar aqui no Diário do Sertão, porque nós temos que usar a imprensa para informar”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: