VÍDEO: Médico salva filha de engasgo em Juazeiro do Norte e alerta sobre importância de primeiros socorros
Daniel Gonçalves e sua família passaram por um momento de tensão quando a filha dele, de 7 anos de idade, se engasgou com um pedaço de queijo durante o almoço
O médico Daniel Gonçalves e sua família passaram por um momento de tensão na tarde deste sábado (30), em Juazeiro do Norte, no Ceará, quando a filha dele, de 7 anos de idade, se engasgou com um pedaço de queijo durante o almoço.
Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que a menina se engasga e seu pai realiza a manobra de Heimlich, a intervenção mais indicada para esse tipo de situação.
“Torno público este episódio ocorrido comigo e minha família no intuito de ajudar pais e cuidadores a lidar com situações similares”, disse Daniel.
LEIA TAMBÉM:
O médico aproveitou para fazer um alerta sobre a importância de aprender a executar manobras simples de primeiros socorros que qualquer pessoa pode fazer e que são capazes de salvar vidas.
“Felizmente, graças ao conhecimento técnico e à rápida intervenção, consegui realizar as manobras corretas e evitar uma tragédia. Tudo foi registrado em vídeo, e decidi compartilhar, não para expor minha família, mas para alertar”, ressalta.
O engasgo é uma das principais causas de morte acidental em crianças pequenas e pode acontecer em questão de segundos, mesmo sob supervisão.
O que os pais e cuidadores devem saber:
- Mantenham a calma e ajam rapidamente.
- Crianças menores de 1 ano: a manobra indicada é a sequência de 5 tapas nas costas e 5 compressões torácicas.
- Crianças maiores de 1 ano e adultas: utiliza-se a manobra de Heimlich.
- Se o engasgo não se resolver, acione imediatamente o serviço de emergência (192).
“Todos nós precisamos estar preparados. Participar de cursos de primeiros socorros não é um luxo, é uma necessidade. Saber agir pode salvar a vida de quem mais amamos”, disse o médico.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário