VÍDEO: Poder Judiciário, UNIFSM, Seap e empresários entregam reforma da Cadeia Feminina de Cajazeiras
Com recursos de mais de 100 mil reais, a cadeia recebeu melhorias em toda a estrutura. A obra teve início em junho de 2022 e foi concluída em julho de 2023
A Secretaria de Administração Penitenciária do Governo da Paraíba (Seap), o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) e o Poder Judiciário entregaram oficialmente a reforma da Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras, obra que teve início em junho de 2022 e foi concluída em julho de 2023.
Com recursos de mais de 100 mil reais, a cadeia recebeu melhorias em toda a estrutura, nas instalações elétricas, reforço da segurança das celas, extensão do muro de proteção, reformas nos setores administrativos, conserto do sistema de monitoramento por câmeras e uma nova fachada, além de outros serviços.
O Poder Judiciário custeou a maior parte da obra através da destinação de valores oriundos de prestações pecuniárias, transações penais e acordos de não persecução penal.
LEIA TAMBÉM:
Da Comarca de Cajazeiras foram destinados valores da Vara de Execuções Penais, 2ª Vara e Juizado Especial Misto. Além disso, foram destinados valores dos Juízos de Execuções Penais das comarcas de São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Sousa e Catolé do Rocha.
O Governo do Estado, através da Seap, forneceu parte dos materiais necessários para a reforma, na qual foi utilizada mão de obra prisional durante o serviço, com acompanhamento de engenheiro responsável designado pela Suplan.
João Alves, secretário da Seap, fala da satisfação em entregar o equipamento em condições renovadas. “Para mim como sertanejo, é um momento de muita alegria. Primeiro por estar visitando a minha região. Segundo por estar vindo aqui inaugurar uma unidade prisional feminina que estava em situação precaríssima”, ele ressaltou.
O Centro Universitário Santa Maria também auxiliou no custeio financeiro da obra, além de alguns empresários da cidade. As reitoras Sheylla Lacerda e Ana Goldfarb estivem prestigiando a entrega. “Eu acredito na sociedade como um bolo completo. Ajudar na parte de educação é um processo, na parte de saúde é um processo e na parte de estrutura de segurança pública que inclui o sistema prisional, com certeza também”, disse Ana Goldfarb.
Na ocasião, também aconteceu a entrega dos certificados para policiais penais que participaram de um curso oferecido pela Seap. Thales Almeida, diretor do Presídio Regional de Cajazeiras, enaltece a importância das parcerias para executar a obra.
“A gente conseguiu fechar essas parcerias e fizemos um projeto junto com a Suplan. É uma unidade que, a um ano atrás, era bem diferente do que está presente hoje aqui.”
MAIS FOTOS
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário