header top bar

section content

Trabalho das Polícias Civis do CE e da PB resulta na prisão de um dos homens mais procurados da Paraíba

"Catatau" estava foragido desde setembro de 2018, quando 92 detentos fugiram de uma unidade prisional em João Pessoa, na Paraíba, após homens armados entrarem para resgatar criminosos que cumpriam pena por roubo a banco

Por Ascom -PCCE

23/10/2019 às 09h16

As informações acerca da prisão de “Força Bruta” ou “Catatau”, como é conhecido o foragido, foram repassadas em coletiva de imprensa realizada, nesta terça-feira (22), no Complexo de Delegacias Especializadas (Code)

Um dos homens mais procurados do Estado da Paraíba foi preso, em território cearense, após uma investigação conjunta entre as Polícias Civis do Ceará e da Paraíba. O fugitivo foi localizado em uma quitinete, no bairro Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, na última sexta-feira (18). As informações acerca da prisão de “Força Bruta” ou “Catatau”, como é conhecido o foragido, foram repassadas em coletiva de imprensa realizada, nesta terça-feira (22), no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza.

As investigações iniciaram após informações repassadas pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil da Paraíba à Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Com o envolvimento também da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PCCE, as diligências iniciaram e “Catatau” foi localizado em Fortaleza.

Ele estava foragido desde setembro de 2018, quando 92 detentos fugiram de uma unidade prisional em João Pessoa, na Paraíba, após homens armados entrarem para resgatar criminosos que cumpriam pena por roubo a banco. Em depoimento, ele alegou que aproveitou a ação para fugir da penitenciária, onde respondia também por roubo a banco com a utilização de maçarico e explosivo e porte ilegal de arma de fogo. Desde então, seu nome figurava na lista dos mais procurados da Paraíba.

VEJA TAMBÉM: 

PM morto após ser baleado em fuga de presídio na Paraíba é promovido

Fugitivos do presídio do PB1 são incluídos na lista da Interpol pela Polícia Federal

Fuga de detentos de presídio da PB é destaque no Jornal Nacional; agentes correram com medo de morrer

Detentos derrubam portão de presídio de segurança máxima 105 fogem após trocar tiros com a PM

Com as apurações, os policiais civis cearenses chegaram ao imóvel onde “Catatau” estava, situada na Rua João Cordeiro. “Depois da fuga, ele passou cerca de um mês homiziado na Paraíba, ainda em João Pessoa, e de lá veio para o Ceará. Aqui, ele permaneceu por mais ou menos um ano, até ser preso pela Polícia Civil no último dia 18 de outubro. Nesse tempo, ele fez algumas viagens ao Rio de Janeiro e, após sair de um bairro na periferia de Fortaleza, ele alugou uma quitinete na Praia de Iracema, onde estava residindo”, explicou o delegado adjunto da Draco, Alceu Viana.

Ainda de acordo com as apurações da Draco, o homem utilizava documentos falsos para tentar se desvencilhar da Polícia. “Ele pagou em torno de R$ 10 mil por um RG, CPF e uma certidão de nascimento, todos novos. De posse desses documentos, ele conseguiu tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida, e frequentou, inclusive, aulas em uma autoescola. Ele utilizava essa carteira para se identificar em diversos locais. Na abordagem da Draco, ele apresentou essa CNH para os nossos policiais e, por isso, foi preso também em flagrante por uso de documento falso”, revelou.

O foragido foi encaminhado à sede da Draco, onde foi autuado em flagrante por uso de documento falso. Agora, “Catatau” se encontra à disposição da Justiça. “Aqui não é um solo fértil para crimes. O trabalho que está sendo desenvolvido pela Polícia Civil é de localizar e prender esses criminosos, não só aqui do Ceará, como também de outros estados da federação, que porventura, estejam homiziados aqui”, reforçou o delegado titular da Draco, Harley Filho.

Por Ascom-PCCE

Recomendado pelo Google: