header top bar

section content

Presidente da OAB-PB diz que juros de cartão de crédito podem ser legais, mas são imorais

Odon sugeriu um teste ao consumidor, para que ele se dê conta do prejuízo que o cartão de crédito pode causar:

Por

19/07/2010 às 21h18

/O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, declarou nessa segunda-feira (19) que os juros cobrados aos inadimplentes de dívidas relativas a cartão de crédito, “podem até ser legais, mas são imorais”.

Segundo informações do “Portal Correio”, o ex-diretor do Procon da Paraíba, Odon Bezerra, declarou que: “O cartão de crédito é uma forma de compra excelente, facilitando a vida do consumidor que não precisa andar com soma volumosa de dinheiro, e também de segurança para o comércio. Mas discordo do absurdo que se cobra dos juros quando o consumidor fica inadimplente”.

Sugestão
Odon sugeriu um teste ao consumidor, para que ele se dê conta do prejuízo que o cartão de crédito pode causar: “Saia com uma nota de R$ 100 no bolso e saia com um cartão de crédito. Constate a sensação que você tem ao comprar. Quando você entrega a nota de R$ 100, tem aquele sentimento de perda, enquanto que comprando com o cartão você tem outro sentimento: o de prazer por estar levando alguma coisa. Isso mostra que o cidadão geralmente não está educado para possuir cartão de crédito”.

“Se nós estamos firmando um contrato, se não tomamos conhecimento do contrato, se os juros estão além daqueles previstos na Constituição, se a nossa inflação beira menor de 2% ao mês, porque os donos de cartão de crédito podem cobrar 500% ao ano?”, acrescentou.

Da Redação do Portal Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: