header top bar

section content

Maré alta em praias de João Pessoa chama atenção de turistas e moradores

Na praia do Cabo Branco, a maré alta registrada nos últimos dias, danificou grande parte da calçada.

Por

21/03/2011 às 10h03

O mar da praia de Manaíra, na Capital paraibana, na tarde deste domingo (20), estava bastante agitado. As ondas chegaram a 2m70cm. Muitas pessoas foram à praia para assistir o belo, mas preocupante, espetáculo da natureza.

Na praia do Cabo Branco, a maré alta registrada nos últimos dias, danificou grande parte da calçada.

Nas demais praias de João Pessoa a maré alta atraiu muitos curiosos como no trecho do Bahamas Chopperia, onde muita gente assistiu ao espetáculo das ondas.

O que chamou atenção de quem passava era a força das águas e as pessoas que se arriscavam no mar bravo, inclusive crianças. E não tinha ninguém da Defesa Civil e nem do Corpo de Bombeiros.

Na praia de Manaíra, é comum as pessoas pararem para observar o espetáculo das fortes ondas batendo na mureta de proteção e invadindo parte da calçada. A previsão é que nos meses de abril, agosto e setembro haja novas altas de marés, com elevações que chegarão a 2,75 metros.

As ressacas acontecem quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho das ondas. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar.

Hugo Moreira especial de João Pessoa ao DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: