header top bar

section content

Senador saúda Marcha dos Prefeitos e defende reivindicações municipalistas

Wilson Santiago fez um pronunciamento no Senado Federal e defendeu os pleitos dos prefeitos.

Por

10/05/2011 às 17h51

O senador Wilson Santiago (PMDB), em discurso na tarde desta terça-feira (10), no plenário do Senado Federal, solicitou à presidente Dilma Roussef a abertura de negociação com os gestores municipais que se encontram em Brasília com o objetivo de que seja revista a decisão de não liberar os chamados “restos a pagar” a obras municipais: “muitas dessas obras são extremamente significativas aos municípios e já fazem parte das certezas alimentadas por gestores e pela população, por conta dos convênios assinados devidamente com o governo federal”, discurso Santiago.

O parlamentar peemedebista, no entanto, destacou como importantes as mudanças estabelecidas desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva no que tange à recepção aos prefeitos: “houve tempo em que os prefeitos enfrentaram sérias dificuldades na realização de suas marchas a Brasília. Entretanto, convém assinalar que de 2003 aos dias de hoje mudou muito a recepção oferecida pelo governo federal às marchas municipalistas”. Segundo ele, “assim como Lula, Dilma Roussef se faz presente à marcha, levando a palavra presidencial de apoio aos municípios”.

Ainda sobre as reivindicações municipalistas, o senador Wilson Santiago conclamou o Congresso a rever o veto presidencial à Lei que disciplina a distribuição dos royalties do pré-sal. Assim argumentou o parlamentar: “Não entendo porque os recursos provenientes de uma fonte de riqueza tão importante como é o pré-sal não venha a atender às necessidades de todo o país”.

Mais um
Outro ponto defendido por Santiago foi com relação à regulamentação da Emenda 29, que trata dos gastos públicos com a Saúde, no rol das reivindicações apresentadas pelos prefeitos: “Da forma como esses gastos são distribuídos atualmente, o ônus acaba sendo descarregado praticamente nos ombros dos municípios, o que não é correto”.

Desde esta terça-feira, 10, que prefeitos de todo o país participam da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento será encerrado nesta quinta-feira, 12. A coordenação do movimento está a cargo da Confederação Nacional dos Municípios-CNM.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: