header top bar

section content

Prefeitura investe R$ 8,8 milhões em serviços de drenagem em vários bairros

Os serviços de drenagem e pavimentação, executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), têm o objetivo de beneficiar dezenas de famílias

Por

30/05/2011 às 12h08

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) esta investindo cerca de 8,8 milhões na solução de pontos críticos de alagamento por toda a cidade, beneficiando milhares de moradores. Desse valor, R$ 1,3 milhão são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e o restante em recursos próprios.

Os serviços de drenagem e pavimentação, executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), têm o objetivo de beneficiar dezenas de famílias que sofrem nos dias de chuvas intensas, bem como melhorar a vazão do trânsito em alguns desses pontos. De acordo com informações da Diretoria de Manutenção da Seinfra, 16 pontos já foram solucionados e outros quatro estão em obras.

A engenheira Vânia Franca, diretora de Manutenção da Seinfra, explica que os serviços executados têm uma ação continua com o objetivo de evitar ou reduzir os pontos de alagamentos. Estão sendo realizadas a limpeza do sistema de drenagem como galerias, bueiros, canais, encostas, barreiras e regiões ribeirinhas, que são fundamentais para que as águas sigam seu fluxo normal. “A população pode contribuir, e muito, evitando jogar lixo nas ruas, encostas, terrenos baldios ou nos rios. Todo esse contingente de lixo acaba obstruindo o curso natural da água causando os alagamentos e prejuízos materiais para a população”, afirmou a diretora.

Segundo ela, está sendo analisada a possibilidade de inclusão de mais seis pontos para a execução de serviços de drenagem. Os pontos estão localizados nos seguintes bairros: Altiplano (rua José Rufino); Jardim Cidade Universitária (rua Paulino dos Santos Coelho); Cristo (ruas Fenelon Câmara e João Gonçalves); Torre ( rua Severino Massa Espínola) e Geisel (rua Geraldo Macário). “Nós estamos verificando a possibilidade de dar início aos serviços nesses novos pontos mediante as condições de viabilidade técnica e orçamentária”, explicou Vânia.

O que mudou
O comerciante Dácio Araújo dos Santos foi um dos beneficiados pelos serviços executados pela Prefeitura. Ele tem um estabelecimento comercial localizado no cruzamento das ruas Luíza dos Santos e Cícero Bento Sobrinho, no Bairro João Paulo II. No local, foram executados serviços de drenagem, pavimentação e muro de arrimo. “Era um sufoco no período de chuva porque era praticamente impossível o trânsito de carro, moto e até de pedestres. A pavimentação aqui melhorou a vida de todo mundo. Antes não passava carro do lixo ou do gás por causa dos buracos e da lama”, relatou o morador.

O casal de idosos, Pedro da Costa dos Santos e Judite Lira dos Santos, moram a muitos anos na comunidade do Citex e afirma que a pavimentação da rua foi uma “maravilha”. “Aqui era muito ruim, muitos buracos, lama, lixo, mato e nenhum carro conseguia passar. Hoje, está tudo organizado. Todo mundo se interessa de lavar a frente da sua casa e organizar seu lixo. Tá uma maravilha”, comemora Judite.

A moradora do Bairro Treze de Maio, Nara Cibele Paredes, residente na rua Maurício de Oliveira, é outra pessoense que se diz satisfeita com a obra realizada pela Prefeitura. No local onde ela mora havia um grande buraco e no período de chuva, ocorriam alagamentos e risco de deslizamento de algumas casas. “Ficou muito bom, porque muitas pessoas jogavam lixo no buraco, daí tinha muito bicho”, afirmou Nara. Na rua, a PMJP fez o pavimento em paralelepípedo, uma escadaria hidráulica para drenar a água da chuva e um muro para evitar o trânsito de eventuais usuários de drogas entre a comunidade e a mata, oferecendo assim mais segurança para os moradores.

Pontos de alagamentos onde já foram concluídas as obras de melhoria:

1. Avenida Minas Gerais – Bairro dos Estados;
2. Comunidade da Citex (João Paulo II);
3. Rua Bancários Francisco Mendes (“ladeira da Promac” – Pedro Gondim);
4. Avenida Pombal (Manaíra);
5. Avenida Guarabira (Manaíra);
6. Rua Rejane Freire (Jardim Cidade Universitária);
7. Rua Caetano Filgueira (Torre);
8. Rua Carlos Barros (Miramar);
9. Ruas Maceió/ Aracaju e Parteira Maria do Patrocínio (Grotão)
10. Antonio Pereira (Cruz das Armas-Comunidade Bom Jesus);
11. Rua Advogado Cleanto Pinto (Cidade Verde-Mangabeira);
12. Rua Carmelo Ruffo Filho (Cidade Verde-Mangabeira);
13. Francisco Dantas Souza (Jardim Cidade Universitária);
14. Francisco Pequeno (Mangabeira IV);
15. Construção de uma escadaria hidráulica na Rua Maurício Oliveira, no bairro Treze de Maio;
16. Miramar – Comunidade Tito Silva

Pontos de alagamentos onde as obras estão em execução:

Avenida Rui Barbosa (Torre);
Comunidade Riachinho (Treze de Maio);
Bairro dos Ipês (várias ruas)
Ladeira do Cuia – Valentina
Maria de Lourdes Silva – Valentina
Comerciante José Joaquim – Valentina

Pontos de alagamentos em estudo para a execução do serviço de drenagem:

Altiplano – José Rufino
Paulino dos Santos Coelho – Jd. Cidade Universitária
Fenelon Câmara _ Cristo
João Gonçalves – Cristo
Severino Massa Espínola – Torre
Geraldo Macário – Geisel

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM-JP

Tags:
Recomendado pelo Google: