header top bar

section content

Governo da Paraíba adere à Campanha do Desarmamento 2011

A intenção da campanha é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo.

Por

14/06/2011 às 18h02

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS) definiu a Comissão Gestora que vai atuar na Campanha do Desarmamento na Paraíba. A escolha dos membros foi feita durante reunião realizada entre o secretário da Segurança, Cláudio Lima, e representantes do Governo do Estado, de instituições policiais, religiosas, do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil organizada. O encontro aconteceu na sede da SEDS, em João Pessoa.

A intenção é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. De acordo com o Ministério da Justiça, estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente de homicídios, no período de realização das campanhas.

Através da ação, a Paraíba adere à Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições (Cevam) do Ministério da Justiça (MJ), em parceria com a Rede Desarma Brasil, cujo slogan é “Tire uma arma do futuro do Brasil”. A campanha será lançada em todo Estado no mês de julho.

“Grandes ações são resultado de políticas de Estado. Por isso, nos reunimos aqui para formar essa comissão e agir para retirar de circulação as armas letais. Só há uma forma de fazer isso: trabalhar muito, junto com a sociedade civil organizada. Enquanto a polícia apreende armas de bandidos, oriundas do tráfico, a população se desarma, evitando a violência”, ressaltou Cláudio Lima.

Na próxima segunda-feira (20), outra reunião será realizada, a fim de definir quantos, onde e como funcionarão os postos de coleta de arma de fogo na Paraíba. As novidades na edição de 2011 da campanha do MJ são: o anonimato, a inutilização do material ainda no ato de entrega, a agilidade no pagamento da indenização, que vai de R$ 100 a R$ 300 e pode ser sacada após 24h e em até 30 dias, além da ampliação da rede de recolhimento.

A comissão – Além do secretário da Segurança, fazem parte da comissão o executivo da pasta, Raimundo Silvany; Emmanuel Arruda e Roseane Roque da Silva, que representam os secretários de Estado Walter Aguiar e Lúcio Flávio; o comandante da Polícia Militar, cel. Euller Chaves, e o subcomandante, cel. Washington França; o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Jair Barros; o delegado geral de Polícia Civil, Severiano Pedro; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Valcir Ortins; o juiz Carlos Beltrão Martins Filho, da Vara das Execuções Penais; a promotora Roseane Araújo, representando o Ministério Público; Aderaldo Pereira, grão-mestre do Grande Oriente do Brasil; Dom Aldo de Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba; e o pastor evangélico Kepler Arruda, da Primeira Igreja Batista.

A missão da Comissão Gestora é criar o Comitê Paraibano pelo Desarmamento e mobilizar parceiros da sociedade civil organizada, empresários, trabalhadores da segurança pública estadual e municipal, gestores da educação, saúde, desenvolvimento e assistência social entre outros.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria.

Tags:
Recomendado pelo Google: