header top bar

section content

Governo do Estado discute projetos para combater efeitos da seca com o BNDES

A informação é do secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

Por

11/05/2012 às 08h55

Os Estados do Nordeste vão apresentar projetos produtivos de irrigação e de barragens subterrâneas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para serem contemplados com recursos do Fundo Social. A informação é do secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, que participou de reunião entre a instituição bancária e secretários de Agricultura do Nordeste, nesta quarta-feira (9), no Rio de Janeiro.

Os estados reivindicam recursos do Fundo Social, que não são reembolsáveis, para os projetos estruturantes: barragens subterrâneas e projetos produtivos com irrigação. "Ficou acertado que os estados vão apresentar propostas, com valores e demandas, e a diretoria do BNDES vai dizer quanto vai aplicar. A ideia é que este projeto seja contínuo e permanente, e se torne uma política de estado”, afirmou o secretário Marenilson Batista.

Houve ainda reunião com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para discutir o Garantia-Safra e o Bolsa Estiagem. Participaram do encontro, o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Muller, o secretário de política agrícola do Mapa, Caio Rocha, e o diretor da Conab, Sílvio Porto.

Na Paraíba, 171 municípios aderiram ao Garantia Safra. A Sedap faz um alerta aos gestores municipais para a importância da antecipação dos aportes financeiros de responsabilidades das prefeituras municipais, visando à antecipação dos valores a serem pagos aos agricultores familiares paraibanos que aderiram ao programa.

"A previsão de pagamentos é de R$ 58,8 milhões para a safra de 2012. O MDA aguarda somente que sejam enviados os laudos de perda de safra pelas Prefeituras Municipais”, destacou Marenilson Batista.

Durante a reunião dos secretários ficou definido que o MDA vai fazer o levantamento dos agricultores que têm direito a receber o Bolsa Estiagem e encaminhar a relação aos Estados.

A Bolsa Estiagem, anunciada pelo governo federal para auxílio às famílias atingidas pela seca, terá valor de R$ 400,00 divididos em cinco parcelas. "Os beneficiários deverão estar inscritos no Ministério do Desenvolvimento Social, mas, se forem já atendidos pelo Garantia Safra, não poderão receber o auxílio”, disse o secretário.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: