header top bar

section content

Recital poético reúne artistas, nesta quinta, na Fundação Casa de José Américo

O horário de visitação da exposição é das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.

Por

15/05/2012 às 17h03

Para brindar o centenário do livro "Eu”, de Augusto dos Anjos, e os 30 anos de criação da Fundação Casa de José Américo, acontece, nesta quinta-feira (17), o ponto alto da programação da Semana dos Museus na FCJA, com uma palestra e um sarau poético reunindo vários artistas: Oliveira de Panelas, Criselide Barros, Chico Viola, Saulo Mendonça, Gil Holanda, Belo de Souza e Bené Siqueira.

As atividades começam às 14h, com a palestra "A importância do Museu nos 30 anos da Fundação Casa de José Américo”, do professor Neroaldo Pontes de Azevedo, no Auditório Juarez da Gama Batista, da FCJA. Em seguida, no mesmo local, acontece a apresentação do "Recital sobre Augusto dos Anjos – uma homenagem aos 100 anos de publicação do Eu e 30 anos da Fundação Casa de José Américo”.

Idealizado pelo Museu Casa de José Américo, o evento integra a programação nacional da 10ª Semana de Museus, que destaca os 100 anos da publicação do livro "Eu”, de Augusto dos Anjos, e os 30 anos da Fundação Casa de José Américo. Estes eventos marcam a participação da FCJA, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, na realização anual do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que destaca como tema central, neste ano, "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”.

EXPOSIÇÃO – Prossegue até sexta-feira (18), a exposição "Um varal poético sobre Augusto dos Anjos”, na Fundação Casa de José Américo. São 12 painéis com poemas de diversos autores homenageando Augusto, além de três poesias do próprio, estas com ilustrações do artista plástico Flávio Tavares. Os outros autores são Ronaldo Cunha Lima, Eulajose Dias de Araújo, Sérgio de Castro Pinto, Saulo Mendonça, Mauro Mota, Manoel Monteiro, Neide Medeiros Santos, Firmino Ayres Leite e Zilma Ferreira.

Em exposição também, livros, revistas, cordéis de diversos autores sobre Augusto. O destaque fica para a relíquia da primeira edição do livro "Eu”, um estudo crítico de Ferreira Gullar sobre o autor, além de uma revista comemorativa dos 100 anos de nascimento de Augusto dos Anjos.

O horário de visitação da exposição é das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. A Fundação Casa de José Américo fica na orla do Cabo Branco, nº 3336.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: