header top bar

section content

VÍDEO: Presidente da ANACRIM-PB destaca interiorização e desafios dos advogados criminalistas no Sertão

Rômulo Palitot, presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba falou da importância da entidade em ter interiorizado os serviços na Paraíba

Por José Dias Neto

16/06/2024 às 16h45 • atualizado em 16/06/2024 às 17h11

O advogado criminalista e professor Rômulo Palitot, presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba(ANACRIM-PB), foi entrevistado no Programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão. Ele falou da importância da entidade em ter interiorizado os serviços na Paraíba e destacou a capacidade do advogados que compõem a Regional do Sertão.

“Recebemos uma incumbência do nosso presidente James Walker, do presidente nacional, que era de realizar essa interiorização para que a advocacia estivesse representada de uma forma ampla, e aqui no Sertão tivemos a felicidade, a satisfação de encontrar um grupo aguerrido, um grupo forte, um grupo comprometido com a advocacia, desde a jovem advocacia até mesmo a respeito às prerrogativas do advogado”, enalteceu.

Unidade dos órgãos de segurança – O jurista também falou da necessidade de unidade entre os órgãos judiciais e as forças de segurança. Segundo ele, isso traz o bem comum à sociedade.

“A advocacia e o sistema de segurança como um todo, o Poder Judiciário e o Ministério Público, são instituições que devem preservar o bem maior e também o respeito ao devido processo legal, o respeito aos direitos fundamentais, o respeito à dignidade humana, então as instituições junto com a ANACRIM sentados à mesa, busca exatamente esse bem comum, esse bem que é a própria sociedade”, destacou.

Direitos Humanos – Rômulo ressaltou ainda o relevante trabalho da ANACRIM com base nos Direitos Humanos. “[Temos] contribuído de forma sistemática com isso buscando o respeito aos direitos humanos, aos direitos fundamentais, e perante essas instituições, exatamente também dessa forma com respeito ao devido processo legal”, frisou.

Advogados da ANACRIM – Foto: Diário do Sertão

Preconceito – O presidente comentou sobre o preconceito sofrido por advogados criminalistas e ressaltou que tais profissionais “não defendem bandidos, defendem causas, o direito que está previsto na própria Constituição Federal”.

“Aqueles que se dedicam de verdade à advocacia criminal, sabem perfeitamente desse preconceito, desse olhar mais recriminatório por parte de uma parte da sociedade, às vezes parte da imprensa, mas estão preparados, porque a causa maior, a causa de defender, a causa de levar um amparo para aquele que está tão necessitado, é tão forte que esses problemas terminam sendo superados. Lógico que a gente enfrenta toda essa estigmatização como a gente estava falando antes, e eu acho que isso termina até impulsionando, reforçando a necessidade de defender”, defendeu.

Veja abaixo a entrevista completa com o advogado criminalista e professor Rômulo Palitot.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: