header top bar

section content

Segundo caso da Varíola dos Macacos é confirmado no Sertão da Paraíba e registro é do sexo feminino

O novo caso confirmado na cidade sertaneja não necessitou de hospitalização e relata histórico de contato com caso provável de outro estado

Por Luiz Adriano

07/10/2022 às 10h06 • atualizado em 07/10/2022 às 10h13

Imagem de paciente com a Varíola dos Macacos - (Foto: Divulgação / World Health Organization)

O segundo caso de Monkeypox foi registrado no Sertão da Paraíba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em boletim divulgado na noite desta quinta-feira (06), o município de São Bento, na região de Catolé do Rocha, aparece com um registro da doença. O paciente infectado é uma mulher.

A atualização dos dados da Varíola dos Macacos na Paraíba aparece da seguinte maneira: são 324 notificações divididas em: 30 casos confirmados, 01 provável, 230 descartados e 63 em investigação.

Entre os 30 casos confirmados, quatro são do sexo feminino e 26 masculino. A faixa etária com maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos, sendo 24 dos casos residentes em João Pessoa, três em Cabedelo, 01 no município de Campina Grande, 01 em Patos e agora 01 em São Bento.

O novo caso confirmado na cidade sertaneja não necessitou de hospitalização e relata histórico de contato com caso provável de outro estado.

CASOS NO SERTÃO

Em Cajazeiras, nove casos já foram notificados, sendo que, quatro foram descartados e cinco permanecem em investigação. Pombal tem dois registros suspeitos e Princesa Isabel tem um caso sendo investigado.

A DOENÇA

De acordo com os órgãos de saúde, o vírus poder ser passado de pessoa para pessoa e os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça e dores no corpo, dor nas costas, calafrios, cansaço, feridas na pele e gânglios inchados.

A orientação da SES é que em caso de surgimento de algum sintoma, a pessoa deve urgentemente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um Hospital Regional, caso tenha no município. O objetivo é fazer a coleta de material para investigar o caso.

CLIQUE AQUI e veja os números.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: