header top bar

section content

VÍDEO: Professora cita importância do Dia da Consciência Negra e opina sobre data de emancipação de Cajazeiras

A professora Maria do Carmo que apresenta o "Diversidade em Foco" discorreu sobre o tema: "Fatos históricos que devem ser relembrados"

Por Diário do Sertão

22/11/2024 às 11h06 • atualizado em 22/11/2024 às 11h09

O programa Diversidade em Foco que é apresentado pela professora Maria do Carmo, em sua edição da última segunda-feira (18), na telinha da TV Diário do Sertão, tratou da temática: “Fatos históricos que devem ser relembrados”.

No primeiro bloco, a professora fez um rápido comentário sobre a importância do dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, Dia 20 de novembro. Ela lembrou que foi nesse dia em que Zumbi foi assassinado no ano 1695. A docente disse também que neste ano de 2024 constitui o marco do início da comemoração no âmbito dos feriados nacionais.

Foi citado que “celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma forma de reforçar a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a resistência do povo preto”, citação do autor do Projeto de Lei do Senador Randolfo Rodrigues. Sendo também reforçado através do pensamento de Nelson Mandela de que precisa de uma mudança de consciência através do respeito à pessoa humana independente da cor, afinal, todos têm dignidade e precisam ser respeitados.

No segundo bloco foi feita uma explanação pela professora através dos registros históricos sobre a História de Cajazeiras no tocante ao seu dia de emancipação política, conforme o que está escrito na história oficial.

A emancipação Política de Cajazeiras aconteceu no dia 23 de Novembro de 1863. No decorrer da narrativa sobre os fatos históricos que deram origem ao município de Cajazeiras e até a elevação da categoria de cidade, foi esclarecido com base na pesquisa sobre a história de Cajazeiras.

O importante é que a memória do Padre Rolim deve ser sempre homenageada no dia 22 de agosto, data do seu nascimento, porém não pode ser confudida com a emancipação política do município de Cajazeiras. Os discurso orais precisam sempre além de considerar o dia 22 de agosto, reconstruir o entendimento de que a emancipação política acontece em outra data, ou seja, 23 de novembro. A professora entende que o equívoco não deve continuar.

Professora Maria do Carmo – apresentadora do Diversidade em Foco – Foto: TV Diário do Sertão

O programa Diversidade em Foco vai ao ar, todas as segundas-feiras das 16h às 17h na TV Diário do Sertão, na apresentação da professora Maria do Carmo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: