header top bar

section content

Ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, natural do Vale do Piancó, morre aos 88 anos com coronavírus

Braga estava internado desde o dia 1º de maio em um hospital particular de João Pessoa e seu estado de saúde se agravou ao contrair a Covid-19

Por José Dias Neto

18/05/2020 às 07h13 • atualizado em 18/05/2020 às 07h14

Wilson Leite Braga

O ex-governador da Paraíba, sertanejo natural de Conceição no Vale do Piancó, Wilson Leite Braga, faleceu no fim da noite deste domingo (17), em um hospital particular de João Pessoa, aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.

Braga estava internado desde o dia 1º de maio, e o exame para Covid-19, saiu um dia depois da confirmação que a esposa dele, a ex-deputada federal Lúcia Braga, também havia morrido com Covid-19. Wilson Braga foi casado com Lúcia e teve três filhos.

VEJA MAIS:

Morre aos 85 anos em João Pessoa a ex-deputada federal Lúcia Braga, esposa do ex-governador Wilson Braga

Em nota de pesar, João Azevêdo destaca trabalho social de Lúcia Braga em prol das famílias carentes

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não haverá velório e o corpo será sepultado em um cemitério particular, na capital.

Wilson Leite Braga em Cajazeiras, recepcionado por Dr. Epitário Rolim e correligionários. Foto: Reprodução da internet

TRAJETÓRIA

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de julho de 1931 na cidade de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba.

O pai, cearense, migrou para Paraíba na década de 1920. Foi comerciante, mas ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos.

Wilson Braga cresceu em meio a vida pública do pai. Começou a vida de estudante na cidade que nasceu, mas, mudou para João Pessoa, para aprimorar seus estudos. Morou na casa do estudante, instituição que ele ajudou a fundar. Cursou Direito e foi líder estudantil.

Braga possui uma carreira política formada por vários cargos públicos:

  • foi deputado estadual cinco vezes. A primeira, em 1955, pela UDN, e a última em 2014, pelo antigo PMDB;
  • Em Brasília, ocupou a cadeira de deputado federal por sete vezes, sendo a primeira vez em 1996, pelo Arena, e a última em 2006, pelo PMDB;
  • Wilson Braga foi eleito governador da Paraíba pelo PDS, em 1982, derrotando Antônio Mariz. Ele fez parte do grupo de governadores eleitos no período da retomada das eleições diretas para governadores do Estado.

PROJETOS

Um dos seus principais projetos, que o faz ser lembrado até hoje é o Canaã, que tinha como principal objetivo a autossuficiência na produção de alimentos na região do semiárido paraibano, com a utilização de recursos hídricos de forma integrada.

Santa missa celebrada para comemorar o aniversário natalício de 85 anos de idade do ex-governador Wilson Leite Braga

Ao lado de Lúcia Braga, desenvolveu importantes projetos sociais para famílias de baixa renda em bairros da periferia de João Pessoa.

POLÊMICA

O governo de Wilson Braga foi marcado, também pelo assassinato do empresário de comunicação, Paulo Brandão. Na época, foi estabelecida uma relação entre o assassinato e seu governo. A arma de execução teria vindo da Casa Militar. O coronel da Polícia Militar, Geraldo Alencar, foi condenado pelo crime.

ATUAÇÃO EM JOÃO PESSOA

Em João Pessoa, Braga ocupou a cadeira de vereador e foi prefeito, em 1988.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: