header top bar

section content

Projeto institui na Paraíba a política estadual da saúde do homem

De acordo com a deputada, para execução do projeto, o Governo do Estado poderá estabelecer parcerias com organismos federais e municipais

Por Assessoria

23/05/2019 às 15h21

Deputada Drª Paula Francinete (PP)

Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de lei, apresentado pela deputada Doutora Paula (Progressista), que institui a política estadual da saúde do homem com o objetivo de ampliar a conscientização quanto a fatores peculiares à saúde masculina, em especial na população com mais de 40 anos.

“Chegou a hora do homem aprimorar-se, cuidar da sua saúde física, quanto aos males que são inerentes à sua existência. Por isso, além de realizar exames clínicos e laboratoriais, cirurgias e de prescrever remédios, é vital educar o homem para cuidar da sua saúde. Com esse projeto, acreditamos que é possível alcançarmos o mesmo êxito quanto a saúde da mulher”, destacou a deputada, pedindo o apoio dos colegas deputados pela aprovação da matéria.

Entre os objetivos estão ainda a desmistificação de procedimentos médicos estigmatizados; a educação do homem para que cuide da saúde e desenvolva o hábito de realizar exames frenquentes; difundir informações, de forma simplificada, sobre as doenças que acometem os homens; difundir informações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos; desenvolver programas de informação e educação para adolescentes; além da realização exames clínicos de resultados imediatos, tais como verificação de pressão arterial, glicemia e colesterol.

De acordo com a deputada, para execução do projeto, o Governo do Estado poderá estabelecer parcerias com organismos federais e municipais, universidades públicas e privadas, grêmios estudantis, sindicatos e demais entidades da sociedade civil organizada.

Recomendado pelo Google: