header top bar

section content

Refrigerante em tamanhos grandes pode ter venda proibida. Saiba o porquê!

Medida para combater a obesidade atingiria também outras bebidas açucaradas

Por

31/05/2012 às 09h46

Embalagens

Embalagens de refrigerantes PET estão entre os alvos de medida da prefeitura de Nova York (Thincksotck)

A Prefeitura de Nova York anunciou nesta quarta-feira que planeja proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas em grandes embalagens nos restaurantes, cinemas e nos tradicionais carros que vendem comida nas ruas da cidade. Trata-se de uma iniciativa inédita da administração do prefeito Michael Bloomberg, já considerada a medida mais radical proposta nos EUA para combater a obesidade.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, a proibição afetaria praticamente todas as bebidas açucaradas encontradas em delicatessens, franquias de fast-food e até mesmo arenas esportivas, de bebidas energéticas a chás gelados adoçados. A venda de qualquer copo ou garrafa com capacidade maior do que 16 onças fluidas (cerca de 470 mililitros) passaria a ser proibida. A ideia da prefeitura é colocar a medida em vigor a partir de março do próximo ano. 

A venda de refrigerantes dietéticos, sucos, bebidas lácteas – como milkshakes – e bebidas alcoólicas, porém, não seria afetada.  Além disso, mercados e lojas de  conveniência continuariam liberados para comercializar todos os tamanhos de refrigerantes e outras bebidas com açúcar.

"A obesidade é um problema nacional, e em todos os Estados Unidos as autoridades de saúde pública estão aflitas, dizendo Isso é terrível. Em Nova York, não vamos ficar aflitos, vamos fazer alguma coisa", disse Bloomberg nesta quarta. "Eu acho que é isso que as pessoas querem que o prefeito faça".

Críticas – A proposta foi criticada pelo porta-voz da Associação de Produtores de Bebidas, Stefan Friedman. Ele afirmou que o Departamento de Saúde da prefeitura tem uma "obsessão" com os refrigerantes e que a proibição serve apenas como "distração" da dura tarefa de buscar soluções para combater a obesidade.

Para entrarem em vigor, as restrições dependem apenas da aprovação da Diretoria de Saúde da cidade, órgão cujos integrantes são indicados pelo prefeito. Segundo estatísticas do governo, 35% dos americanos são obesos e 60% estão acima do peso. O Departamento de Saúde de Nova York aponta o mesmo pecentual entre os adultos da cidade.   

VEJA

Tags:
Recomendado pelo Google: