header top bar

section content

VÍDEO: Professor Reudesman Lopes instala o Museu do Futebol de Cajazeiras com quase 950 peças raras

Em parceria com a prefeitura, o rico acervo está exposto no Espaço Cultural Eliézer Rolim. São 942 peças catalogadas, entre camisas históricas, fotografias raras, troféus e centenas de outros objetos

Por Luis Fernando Mifô

16/05/2024 às 19h33 • atualizado em 16/05/2024 às 19h48

O Museu do Futebol de Cajazeiras, enfim, tem uma nova sede, pelo menos de forma provisória. O professor e historiador Reudesman Lopes instalou seu rico acervo futebolístico no Espaço Cultural Eliézer Rolim, localizado na Travessa Francisco Bezerra, no Centro, graças a uma concessão da Prefeitura de Cajazeiras que vai até dezembro desse ano.

A inauguração contou com grande número de desportistas e autoridades, além de estudantes de escolas públicas que foram conhecer as raridades do Museu. Na ocasião, Reudesman também lançou o livro “100 Anos do Futebol de Cajazeiras”.

O local estará aberto a visitação pública no período da manhã, das 8h às 12h, de segunda a sábado. Mas também é possível agentar visita com Reudesman pelo telefone (83) 99908-2198.

Museu do Futebol de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

“É um museu riquíssimo em seu acervo. E agora, contando com esse apoio, nós vamos cada vez mais colocar novidades, peças que temos em casa guardadas, à disposição da população. Tenho dito que o museu não é meu, é do futebol de Cajazeiras. Portanto, é de Cajazeiras e tem que ficar aberto à disposição da população, dos nossosa estudantes, dos nossos historiadores, enfim, de todos aqueles que amam a terra do Padre Rolim”, destaca o fundador.

O acervo do professor Reudesman Lopes é um dos maiores do Brasil com tema futebol. São 942 peças catalogadas, entre camisas históricas, fotografias raras, troféus e centenas de outros objetos que contam a rica história do futebol, não só de Cajazeiras, mas também da Paraíba e do Brasil.

Camisa autografada por Pelé no Museu do Futebol de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Entre as relíquias do acervo, destacam-se uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé; uma camisa do Flamengo autografada por Zico; itens do Memorial de Perpétuo Correia Lima, maior jogador da história do futebol de Cajazeiras; uma camisa e a única fotografia do Pitaguares Futebol Clube, primeiro clube de futebol fundado em Cajazeiras, em 1923.

Fotos da galeria: Fernanda Layse/Diário do Sertão

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: