header top bar

section content

Paraibano 2019 vai ter o clássico dos Maiorais e o Emoção na primeira fase, mas não o Tradição

A partir do sorteio dos times, estão garantidos os duelos Campinense x Treze e Botafogo-PB x Campinense ainda na fase de grupos. Belo x Galo, contudo, corre risco de não acontecer

Por GEPB

11/12/2018 às 09h10

Grupos do Campeonato Paraibano foram definidos através de sorteio direcionado (Foto: Cisco Nobre / GloboEsporte.com)

O futebol paraibano conheceu na noite desta segunda-feira os grupos da edição 2019 do campeonato estadual. Em um evento realizado em uma boate de João Pessoa, os 10 times da disputa foram separados em duas chaves, com cinco cada. A distribuição das equipes impede que haja o Clássico Tradição, entre Botafogo-PB e Treze, já na primeira fase, mas garante outros clássicos, como o dos Maiorais, entre Campinense e Treze, e o Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense. E ainda bons confrontos sertanejos. O Campeonato Paraibano começa no dia 12 de janeiro.

A noite teve início com a confraternização entre vários representantes do futebol paraibano, fossem dirigentes da Federação ou dos clubes, fossem convidados ou profissionais da imprensa. E, após algumas falas oficiais, como a da presidente Michelle Ramalho, e de algumas homenagens, como a Hulk, que é o embaixador da competição, logo chegou o momento mais esperado por todos: a definição de quais seriam os dois grupos do Campeonato Paraibano.

O sorteio foi dirigido. De antemão, desde a primeira reunião do Conselho Técnico sobre o estadual, já estava decidido e anunciado que Campinense e Treze ficariam em grupos separados para garantir que o Clássico dos Maiorais acontecesse ainda na fase de grupos. Os arquirrivais ficarem separados seria imprescindível para ter o clássico, já que, de acordo com o regulamento da competição, na primeira fase os times de uma chave enfrentam apenas os da outra. Mas o direcionamento do sorteio foi além.

Foram formadas duplas, compostas sempre por times que estariam necessariamente em grupos distintos. As duplas foram as seguintes: Sousa e Atlético-PB; Nacional de Patos e Esporte de Patos; Serrano-PB e Perilima; Treze e Campinense (como já era esperado); e Botafogo-PB e CSP.

E os grupos foram sendo formados: o Dinossauro foi para o Grupo A e o Trovão Azul foi para o Grupo B; o Canário caiu no A e o Patinho caiu no B; o Lobo da Serra no A e a Águia de Campina no B; o Galo no A e a Raposa no B; o Belo no A e o Tigre no B. As duas chaves, então, ficaram compostas assim:

GRUPO A:
Sousa
Nacional de Patos
Serrano-PB
Treze
Botafogo-PB

GRUPO B:
Atlético-PB
Esporte de Patos
Perilima
Campinense
CSP

De acordo com o regulamento do Paraibano 2019, já previamente definido, os cinco times de um grupo vão enfrentar na primeira fase apenas os cinco do outro, em jogos de ida e volta, totalizando 10 rodadas. Ao fim dessa primeira parte da competição, o último colocado de cada chave estará rebaixado e os dois primeiros avançarão para as semifinais. Nesse primeiro mata-mata, o cruzamento será dentro do mesmo grupo, ou seja, 1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB, também em jogos de ida e volta. Os dois vencedores dessa fase se enfrentarão na grande decisão, novamente em duas partidas.

Com os times assim distribuídos, estão garantidos na primeira fase alguns clássicos: o dos Maiorias, entre Campinense e Treze; o Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense; e dois grandes jogos do Sertão, entre Atlético-PB e Sousa e entre Esporte e Nacional, que ainda carregam entre si a rivalidade de Patos. Em contrapartida, o Clássico Tradição, entre Botafogo-PB e Treze, pode nem acontecer até o fim da disputa.

É que, como estão no mesmo grupo, o A, Belo e Galo não vão se enfrentar na primeira fase. E, se um dos dois não se classificar para as semifinais, então o estadual vai acontecer sem um confronto sequer entre esses dois tradicionais rivais. Vale lembrar, no entanto, que Botafogo-PB e Treze vão se enfrentar duas vezes mais à frente, desta vez pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Agora que os grupos estão definidos, a Federação deve divulgar nos próximos dias a tabela completa da competição. Até o momento, a entidade só havia tornado pública – dentro do prazo exigido pelo Estatuto do Torcedor – um “esqueleto” da tabela. Mas agora o cronograma de jogos já pode ser montado. O Campeonato Paraibano começa no dia 12 de janeiro e a final está prevista para 21 de abril.

Fonte: GEPB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/noticia/paraibano-2019-vai-ter-o-classico-dos-maiorais-e-o-emocao-na-primeira-fase-mas-nao-o-tradicao.ghtml

Recomendado pelo Google: